início do conteúdo

Ingresso: Anual, por meio do SISU(Enem) e Processo Seletivo

Turno: Noturno

Número de vagas: 35/ano

Tempo de duração: 8 semestres (4 anos)

Objetivos do curso: Formar professores para a Educação Básica, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, oferecendo ferramentas e propostas de ensino que contribuam para a melhoria da qualidade da educação na região. A busca pela excelência profissional, a pesquisa como parte indissociável do processo de ensino-aprendizagem e a formação holística e crítica dos acadêmicos e futuros docentes, também são objetivos.

As Ciências da Natureza constituem uma área da Ciência essencial para ajudar a fazer a inserção sustentável do Homem na Terra. Contribuem decisivamente para a compreensão do funcionamento dos processos naturais do planeta em termos dos sistemas bio e geodinâmico. O curso integra os conhecimentos da Biologia, Física e Química, criando condições para compreensão da vida na terra e seus fenômenos físicos, químicos e biológicos.

Atuação Profissional:
Os concluintes nesta habilitação, estarão aptos a atuar na área de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio e  ainda como pesquisador no seu campo de conhecimento.

DÚVIDAS FREQUENTES

O Instituto Federal é igual a uma universidade federal? Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Uma universidade federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação. Já os institutos federais atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos de qualificação profissional, técnicos, de graduação e pós-graduação.

Os cursos ofertados no Instituto Federal são gratuitos? Sim. Por ser uma autarquia federal, os cursos são totalmente gratuitos.

DOCUMENTOS

RESOLUÇÃO 148 de 2016 - Autorização de Funcionamento do Curso - Licenciatura em Ciência da Natureza - Biologia - IFMT GTA

Projeto Pedagógico do Curso (PPC) - Licenciatura em Ciência da Natureza - Biologia - IFMT GTA

Portaria nº 32 - Colegiado do Curso - Licenciatura em Ciência da Natureza - Biologia