COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA

O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma estrutura interna de uma Instituição de Ensino Superior (IES) que foi criada por força da Lei Federal nº 10.861 de 14 de abril de 2004 e tem a responsabilidade de conduzir os seus processos avaliativos internos, a chamada autoavaliação institucional. Essa mesma lei instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

No âmbito do IFMT

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), provisoriamente instituída pela Portaria 1.210, de 22 de julho 2013, tem como função regulamentar a atuação da CPA no âmbito do IFMT, bem como elaborar e sistematizar o processo de autoavaliação institucional. Compete à ela, entre outras ações, elaborar as eleições para escolha dos membros que irão compor permanentemente a Comissão.

O que faz a CPA?

Por meio da CPA, a instituição realiza o planejamento, elaboração e aplicação de todo o processo de autoavaliação institucional.

Os resultados da autoavaliação geram informações importantes sobre a instituição, que serão publicadas em relatórios disponibilizados no site do campus.

É por meio desses relatórios que o Campus irá “se ver” e “se reconhecer”, oferecendo à equipe gestora a oportunidade de valorizar ações que estão dando certo e melhorar ações que precisam ser adequadas.

Os representantes da comissão própria de avaliação são escolhidos por seus pares por meio de eleição. Caso não haja no campus número suficiente em qualquer um dos segmentos (docente, discente e TAE), cabe ao Diretor Geral realizar a indicação.

Atual composição da CPA no Campus Avançado Guarantã do Norte

(PORTARIA 12/2022 - GTA-GAB/GTA-DG/CGTA/RTR/IFMT)

Fernando Augusto Silva Coordenador Local
George Laylson da Silva Oliveira Docente Suplente