Licenciatura em Ciência da Natureza - Biologia

Perfil profissional de conclusão:

O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia tem por missão preparar futuros professores para atuarem na área de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e de Biologia no Ensino Médio, preparados para compreensão da realidade social na qual a escola está inserida, possibilitando ao aluno o conhecimento necessário ao entendimento da natureza, por meio de uma visão interdisciplinar. Para atuar como biólogo em pesquisas, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos e outras atividades descritas na Resolução CFBio nº 227/2010, o egresso deste curso que está especificado conforme o artigo 1° da lei n° 6.684/ 1979, deverá complementar sua formação seguindo o Artigo 2° e 3° da Resolução CFBio nº 300/2012. Por meio da ação docente, o egresso deve ser capaz de promover a aprendizagem do educando considerando o saber científico. O egresso deverá inter-relacionar as quatro áreas: Biologia, Química, Física e Matemática de forma interdisciplinar e estimular o estudo investigativo. Do Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia, espera-se uma formação abrangente e consistente sobre as abordagens científicas e o conhecimento pedagógico na área de Ciências do Ensino Fundamental e de Biologia para o Ensino Médio e que exerça a profissão de forma reflexiva e ética visando contribuir para uma sociedade democrática e justa.

Campo de atuação:

O licenciado em Licenciatura em Ciência da Natureza - Biologia atuará na Educação Básica (ensino fundamental e ensino médio em suas diferentes modalidades) no exercício de atividades de docência e demais atividades pedagógicas, incluindo a gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de educação básica, em escolas da rede pública, privada e nos demais espaços de formação ou instituições vinculadas à esfera do ensino. O campo de atuação ainda inclui atuar como pesquisador no seu campo de conhecimento.

Duração:

Mínimo: 4 anos (8 semestres)

Máximo: 6 anos (12 semestres)

Turno: Noturno

Detalhes de Curso:

Modalidade: Educação Presencial

Ano de início do funcionamento do curso: 2017/1

Periodicidade (Integralização): Semestral

Vagas autorizadas: 35 anuais

Coordenador: Dr. George Laylson da Silva Oliveira

Situação de funcionamento: Em atividade

Forma de ingresso: SISU (Enem), processo seletivo, editais de transferência e editais de portador de curso superior

DÚVIDAS FREQUENTES

O Instituto Federal é igual a uma universidade federal? Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Uma universidade federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação. Já os institutos federais atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos de qualificação profissional, técnicos, de graduação e pós-graduação.

Os cursos ofertados no Instituto Federal são gratuitos? Sim. Por ser uma autarquia federal, os cursos são totalmente gratuitos.

RELATÓRIO DE ESTUDO DE DEMANDA DO ANO DE 2021

RELATÓRIO DE ESTUDO DE DEMANDA DO ANO DE 2019

Horário das Aulas - Licenciatura em Ciências da Natureza - Habilitação: Biologia 2022/2

RESOLUÇÃO 148 de 2016 - Autorização de Funcionamento do Curso - Licenciatura em Ciência da Natureza - Biologia - IFMT GTA