início do conteúdo

HISTORICO

  

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - campus avançado Guarantã do Norte

Denominação do Campus: Campus Avançado Guarantã do Norte 
Data da criação: 09 de Maio de 2016
Portaria de criação: Portaria nº 378 de 09 de maio 2016. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=10/05/2016&jornal=1&pagina=19&totalArquivos=160
Data da publicação no DOU: 10 de maio 2016
Endereço: Linha Páscoa, Km 04, Lote 471, Zona Rural. CEP: 78520-000, Guarantã do Norte – MT
E-mail:  gabinete.gta@ifmt.edu.br / Telefone: (65) 99931-9467
Site: https://gta.ifmt.edu.br

História do Campus

O Campus Avançado Guarantã do Norte, pertencente ao Instituto Federal do Mato Grosso, teve suas atividades iniciadas com sua implantação, pelo reitor José Bispo Barbosa, em 04 de julho de 2014. Implantação que é resultado da parceria firmada com a prefeitura municipal de Guarantã do Norte, que adquiriu e repassou ao IFMT a estrutura do antigo Seminário dos Padres Cavanis, localizado na linha Páscoa, Guarantã do Norte-MT.

As aulas do curso técnico em agropecuária integrado ao nível médio iniciaram em maio de 2016, em um prédio cedido pela Prefeitura Municipal. Já no mês de Janeiro de 2017, a reforma do espaço físico destinado ao Campus foi concluída. E no dia 02 de fevereiro de 2017 foi realizado o primeiro dia letivo do Campus em sua sede própria.

A Audiência Pública foi realizada no dia 30 de abril de 2016, na Câmara Municipal de Guarantã do Norte, com o intuito de apresentar às autoridades e a comunidade desta cidade, e de municípios vizinhos, o corpo docente em atividade no Campus, o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e o seu respectivo edital de seleção para as primeiras turmas.

O IFMT Campus Avançado Guarantã do Norte surge num contexto histórico transformador, tanto na região que abriga o município de Guarantã do Norte, quanto no cenário nacional de expansão do ensino tecnológico, que nasce com o papel de atenuar a desigualdade social, acentuar os procedimentos de formação da economia local, gerar poder de empregabilidade à comunidade, trazer referência em ensino, transferência de tecnologia e inclusão socioeconômica.

A região a qual está inserida a cidade de Guarantã do Norte tem hoje como característica a crescente produção agrícola, o que implica na existência de uma demanda por trabalhadores qualificados para atuar nesse setor. Dessa forma, o IFMT Campus Avançado Guarantã do Norte visa formar profissionais que contribuam no desenvolvimento socioeconômico, atentos à necessidade de preservação do meio ambiente através da perspectiva de sustentabilidade.

Assim, a missão do IFMT Campus Avançado Guarantã do Norte se constitui em ofertar educação de qualidade, no âmbito da vida e do trabalho, para a população de Guarantã do Norte e região.

Perfil do Campus

O IFMT, Campus Avançado Guarantã do Norte, caracteriza-se por um perfil agrícola com objetivo de formar profissionais que atuem nas áreas de produção animal, vegetal, agroindustrial e gestão rural. Pretende-se também atuar na formação de professores, oferecendo cursos de licenciatura e pós-graduação.

Atualmente são ofertados os cursos: técnico em agropecuária integrado ao nível médio, curso de licenciatura em ciências da natureza com habilitação em biologia, curso de tecnologia em agroindústria e curso de bacharelado em zootecnia.

 Localização:

Marcadores: ifmt gta

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Guarantã do Norte

Linha Páscoa, Km 04, Lote 471, Zona Rural - CEP: 78520-000

Telefones: Direção Geral (65) 98107-1243 - Gabinete (65) 98163-0072 - Registro Escolar (65) 98161-2063

Guarantã do Norte/MT