início do conteúdo

PERGUNTAS FREQUENTES

  • INSTITUCIONAL
  • PERGUNTAS FREQUENTES
 
Qual o número de telefone do IFMT Campus Avançado Guarantã do Norte? 
O telefone principal do Campus é o (65) 98161-2063. Os telefones para cada setor estão disponíveis na seção QUEM É QUEM deste site.
 
Qual o valor da mensalidade de um curso do IFMT? 
Os cursos são gratuitos. Não há cobrança de mensalidade. O IFMT é uma instituição pública.
 
Quando começam as aulas? 
A data de início das aulas é informado no CALENDÁRIO ACADÊMICO, documento publicado anualmente pelo Campus e atualizado sempre que necessário.
 
Quais são os cursos disponíveis?
O IFMT oferece diversos cursos. No Campus Avançado Guarantã do Norte, atualmente são ofertados os seguintes cursos:
- Curso Técnico em Agropecuária - Subsequente; Ver mais...
- Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio; Ver mais...
- Curso Superior de Bacharelado em Zootecnia; Ver mais...
- Curso Superior de Licenciatura em Ciência da Natureza - Biologia; Ver mais...
- Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria; Ver mais...
 
Como faço para estudar no IFMT? 
A seleção de estudantes é feita por meio de processos seletivos, como o vestibular. Cada seleção tem suas regras previstas em edital próprio, e sua publicação não segue um calendário fixo. Nos editais estão presentes as informações sobre como é feita a seleção, onde se inscrever, datas de provas e divulgação de resultados, etc. Para verificar os editais internos abertos no Campus Avançado Guarantã do Norte, acompanhe a página de EDITAIS DO CAMPUS, disponível no menu EDITAIS. Para verificar os editais gerais do IFMT (como os dos vestibulares, por exemplo), acompanhe a página de seleção do IFMT: selecao.ifmt.edu.br.
 
Quando e onde sai o resultado da prova de seleção de estudantes?
Cada seleção tem suas diferentes etapas previstas por meio de edital. No edital encontram-se as datas importantes da seleção, bem como informações sobre onde serão publicados os resultados. Para detalhes consulte o edital do processo seletivo para o qual se inscreveu.
OBS: Alguns editais apresentam correções (erratas) ou complementos (editais complementares) que normalmente são publicados no mesmo local que o edital original. Fique atento a esses documentos também, pois eles tratam de assuntos importantes referentes ao processo seletivo em questão. O cronograma inicial pode, por exemplo, sofrer alterações decorrentes desse tipo de documento.
 
Passei no vestibular. E agora?
As datas correspondentes ao período de matrículas e os documentos necessários para efetivar sua matrícula estão disponíveis no edital do processo seletivo para o qual você tenha participado. Fique atento para não perder os prazos. Se a matrícula não for efetivada nos termos previstos em edital você pode perder a vaga. Caso o edital não informe a data de início das aulas, essa informação pode ser solicitada no ato da matrícula ou mediante consulta ao calendário acadêmico.
 
O que quer dizer "excedente" no resultado final do vestibular?
Quer dizer que você não está habilitado para a matrícula neste momento, mas que você pode acompanhar as listas de chamada do Campus referentes ao edital do qual você tenha participado. Dependendo da sua classificação, você pode ser chamado para fazer sua a matrícula em "chamadas adicionais" (2ª Chamada, 3ª Chamada, etc.). Essas chamadas buscam preencher vagas remanescentes geradas por candidatos aprovados no vestibular mas que não concluíram a matrícula em 1ª Chamada dentro das condições estipuladas no edital.
 
Quando abrem as inscrições para o Ensino Médio?
Cada seleção tem suas regras previstas em edital próprio, e sua publicação não segue um calendário fixo. Se você busca estudar no IFMT, acompanhe a página de seleção (selecao.ifmt.edu.br) para os processos seletivos principais e a página de EDITAIS DO CAMPUS para eventuais editais de vagas remanescentes no Campus Avançado Guarantã do Norte.
 
A escola tem alojamento para estudantes?
O IFMT Campus Avançado Guarantã do Norte não dispõe de alojamento.
 
Como funciona a política de cotas nos processos seletivos de estudantes?
No momento da inscrição no Processo Seletivo, o candidato deverá optar pela participação por meio da Política de Ações Afirmativas (Cotas) ou pela Ampla Concorrência. As cotas são previstas em lei, e levam em conta se o Ensino Fundamental foi cursado integralmente em escola pública; se a renda familiar é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; se o candidato é pessoa com deficiência; ou ainda se ele se autodeclara preto, pardo ou indígena. Cada uma dessas condições e ainda a combinação delas entre si resultam em 10 perfis diferentes de candidatos. Clique aqui para conhecer melhor a metodologia de distribuição das vagas nos processos seletivos do IFMT dentro da Política de Ações Afirmativas.
 
Qual a diferença entre os cursos de: Bacharelado, Tecnologia e Licenciatura?
Bacharelado: curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de Bacharel.

Licenciatura
: curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de Licenciado.

Tecnológico
: curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de Tecnólogo.
 
Qual a diferença entre técnico integrado, técnico subsequente e concomitante?
O curso técnico integrado ao Ensino Médio possibilita, numa única matrícula, reunir os conhecimentos do Ensino Médio às competências da educação profissional. Ao concluir esse curso, o aluno receberá certificado de conclusão do Ensino Médio e diploma do curso técnico. O requisito básico exigido é que o candidato tenha concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula.

O curso técnico subsequente é destinado a alunos que possuem o Ensino Médio completo o requisito básico exigido é que o candidato tenha concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.

O curso técnico concomitante é voltado para quem já concluiu a primeira série do ensino médio, pode ser feito em paralelo com o restante do ensino médio (segunda e terceira série). O aluno faz dois cursos ao mesmo tempo, em uma mesma instituição ou em instituições diferentes.
 
 
Qual a diferença entre curso técnico e tecnológico?
As principais diferenças entre curso técnico e tecnólogo (ou curso superior de tecnologia) são:

Nível: os cursos técnicos são de nível médio e os cursos de tecnólogo são de nível superior.
Duração: cursos técnicos podem durar entre dois meses e três anos. Já os cursos tecnológicos variam entre dois e três anos.

Requisitos: existem cursos técnicos para quem fez apenas o ensino fundamental incompleto, ensino fundamental completo, ensino médio incompleto ou ensino médio completo. Os cursos tecnólogos exigem que o aluno tenha completado o ensino médio.

Foco: ambas as formações são focadas em atender as necessidades do mercado de trabalho e formam profissionais aptos a conseguirem um emprego rapidamente. Enquanto os cursos técnicos formam profissionais mais operacionais, os cursos tecnológicos formam gestores, supervisores, analistas e coordenadores.
 
Posso me matricular em mais de um curso de mesmo nível?
Não. É possível se matricular em um curso de graduação e um curso técnico concomitante.
 
O que é o SISU?
O Sistema de Seleção Unificada – SISU é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superiores participantes, selecionam novos estudantes, exclusivamente pela nota obtida no Enem.

Para obter outras informações sobre o SISU e acompanhar as últimas notícias sobre as inscrições no processo seletivo, acesse o portal sisu.mec.gov.br.
 
O que é o ENEM?
Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais.

O Enem serve também para a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho. Além disso, o Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies. Também tem sido utilizado em processos de governos estaduais e da iniciativa privada.

Para obter outras informações sobre o Enem e fazer a sua inscrição no exame, acesse o site https://enem.inep.gov.br.
 
início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Guarantã do Norte

Linha Páscoa, Km 04, Lote 471, Zona Rural - CEP: 78520-000

Telefones: Direção Geral (65) 98107-1243 - Gabinete (65) 98163-0072 - Registro Escolar (65) 98161-2063

Guarantã do Norte/MT