início do conteúdo

PERGUNTAS FREQUENTES

1. O Instituto Federal é igual a uma Universidade Federal? 

Apesar de ambos serem autarquias federais, possuem atuações diferentes. Uma universidade federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação. Já os institutos federais atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos de qualificação profissional, técnicos, de graduação e pós-graduação.

2. Qual o valor da mensalidade para os estudantes do Instituto Federal?

O IFMT é uma instituição pública de ensino, e o estudante não paga mensalidade e nem a matrícula, pois todos os cursos são gratuitos.

3. Quais são os cursos oferecidos pelo IFMT – campus avançado de Guarantã do Norte?

São ofertados os seguintes cursos de graduação:

São ofertados os seguintes cursos técnicos integrados:

  • Técnico em Agropecuária - Integrado
  • Título/Grau conferido: Técnico em Agropecuária
  • Forma de ingresso: Exame de Seleção
  • Duração do curso: 3 anos
  • Nº de alunos por turma: 35 alunos

São ofertados os seguintes cursos técnicos subsequentes:

  • Técnico em Agropecuária - Subsequente
  • Título/Grau conferido: Técnico(a) em Agropecuária
  • Ingresso: Exame de Seleção
  • Duração do curso: 3 semestres (1 ano e meio)
  • Nº de alunos por turma: 35 alunos

4. Qual a diferença entre os cursos de: Bacharelado, Tecnologia e Licenciatura?

Bacharelado: curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de Bacharel.

Licenciatura: curso superior  que  confere  ao  diplomado  competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de Licenciado.

Tecnológico: curso  superior  de  formação  especializada  em  áreas científicas  e  tecnológicas,  que  confere  ao  diplomado  competências para  atuar  em  áreas  profissionais  específicas,  caracterizadas  por  eixos tecnológicos, com o grau de Tecnólogo.

5. Qual a diferença entre técnico integrado, técnico subsequente e concomitante?

O  curso  técnico  integrado  ao  Ensino  Médio  possibilita,  numa  única matrícula, reunir os conhecimentos do Ensino Médio às competências da  educação  profissional.  Ao  concluir  esse  curso,  o  aluno  receberá certificado de conclusão do Ensino Médio e diploma do curso técnico. O requisito  básico  exigido  é  que  o  candidato  tenha  concluído  o  Ensino Fundamental até a data da matrícula. 

O curso  técnico  subsequente  é  destinado  a  alunos  que  possuem  o Ensino Médio completo o requisito básico exigido é que o candidato tenha concluído o Ensino Médio até a data da matrícula.

O curso técnico concomitante é voltado para quem já concluiu a primeira série do ensino médio, pode ser feito em paralelo com o restante do ensino médio (segunda e terceira série). O aluno faz dois cursos ao mesmo tempo, em uma mesma instituição ou em instituições diferentes.

6. Qual a diferença entre curso técnico e tecnológico?

As principais diferenças entre curso técnico e tecnólogo (ou curso superior de tecnologia) são: 

Nível: os cursos técnicos são de nível médio e os cursos de tecnólogo são de nível superior.
Duração: cursos técnicos podem durar entre dois meses e três anos. Já os cursos tecnológicos variam entre dois e três anos.
Requisitos: existem cursos técnicos para quem fez apenas o ensino fundamental incompleto, ensino fundamental completo, ensino médio incompleto ou ensino médio completo. Os cursos tecnólogos exigem que o aluno tenha completado o ensino médio.
Foco: ambas as formações são focadas em atender as necessidades do mercado de trabalho e formam profissionais aptos a conseguirem um emprego rapidamente. Enquanto os cursos técnicos formam profissionais mais operacionais, os cursos tecnológicos formam gestores, supervisores, analistas e coordenadores.
 

7. Quais as formas de ingresso nos cursos do IFMT – campus avançado de Guarantã do Norte?

Dependendo da modalidade, o ingresso em cursos ofertados pelo IFMT – campus avançado de Guarantã do Norte pode ocorrer:

  • Exame de seleção 

8. Posso me matricular em mais de um curso de mesmo nível?

Não. É possível se matricular em um curso de graduação e um curso técnico concomitante.

9. O que é o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada – SISU é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superiores participantes, selecionam novos estudantes, exclusivamente pela nota obtida no Enem.

Para obter outras informações sobre o SISU e acompanhar as últimas notícias sobre as inscrições no processo seletivo, acesse o portal sisu.mec.gov.br.

10. O que é o ENEM?

Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais.

O Enem serve também para a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho. Além disso, o Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies. Também tem sido utilizado em processos de governos estaduais e da iniciativa privada.

Para obter outras informações sobre o Enem e fazer a sua inscrição no exame, acesse o site https://enem.inep.gov.br.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Guarantã do Norte

Linha Páscoa, Km 04, Lote 471, Zona Rural - CEP: 78520-000

Telefones: (65) 99931-9467

Guarantã do Norte/MT