Revista da Universidade Federal de Alagoas publica estudo de professor e aluna do IFMT sobre escola de Guarantã do Norte

Publicado por: Campus Avançado de Guarantã do Norte / 12 de Abril de 2019 às 16:16

A revista “Debates em Educação”, periódico científico da Universidade Federal de Alagoas, publica em seu novo número um artigo sobre o caso de sucesso da Escola Estrelinha do Norte, instituição do município de Guarantã do Norte.

Assinado pelo Professor Guilherme José Santini da Silva, docente do IFMT – Campus Avançado Guarantã do Norte, e por Josiéle Maiara Fuzinato, aluna do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia da mesma instituição e servidora do município de Guarantã do Norte, o estudo teve como finalidade identificar quais teriam sido os fatores que levaram a Escola Estrelinha do Norte a ter um desempenho tão expressivo no IDEB – principal índice que mede a qualidade da Educação Básica no Brasil -, levando em conta que de 2007 a 2017 o desempenho da Escola Estrelinha do Norte superou em muito a média estadual e a média nacional no mesmo índice, podendo ser considerado um case de sucesso em Ensino e Gestão da Educação.

A partir da análise de dados referentes a Finanças e Recursos Humanos da escola, a tese dos autores é que entre as hipóteses elencadas como possíveis causas do ótimo desempenho da escola no IDEB, o fator preponderante, identificado como sua principal causa, foi o aumento percentual do número de docentes efetivos da escola, ou seja, o aumento proporcional do número de professores concursados, fato que está relacionado, consequentemente, ao planejamento da Gestão Pública Municipal ao longo do decênio 2007-2017.

O nome da Escola Estrelinha do Norte foi omitido do artigo por exigência da revista. Por essa razão, o artigo recebeu o título “Análise do aumento no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Escola Pública Municipal de Guarantã do Norte/MT no período 2007-2017”. A revista “Debates em Educação” tem Qualis B1 na área Ensino, e é da responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Link para a publicação: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6518/pdf.