Inovações no uso da inteligência artificial em segurança são apresentadas no WorkIF 2023

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 27 de Outubro de 2023 às 16:27

O uso da Inteligência Artificial (I.A) para melhoria da segurança foi tema de mesa-redonda, nesta quinta-feira (26), no segundo dia do VIII Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso (WorkIF), que acontece no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

A automatização dos sistemas de videovigilância com reconhecimento facial avançado e também a identificação de fatores atípicos, com sistemas de alertas, foram destaques.

Representante da star-up DeepNeuronic, de Portugal, Bruno Manuel Degardin destacou os avanços em I.A.

“Fazemos parte de uma jovem empresa com esse foco. Automatizamos os sistemas de videovigilância, os tornamos acessíveis e fáceis através da detecção e reconhecimento automático de situações de perigo e de interesse, por exemplo”.

Na mesa-redonda, outro representante da start-up, Luiz A. Zanlorensi destacou mecanismos de aplicação da inteligência artificial, como o monitoramento em tempo real de áreas sensíveis, em vídeo, contagem automática de pessoas, inspeção de veículos em região de fronteira, biometria (reconhecimento facial avançado), identificação automática de objetos em bagagens, previsão de crimes em análise preditivas e análise de comportamento de multidões.

Apesar do avanço tecnológico, Bruno frisou que a mão de obra humana não será totalmente substituída, mas somada.

“Não há intenção de substituir cem por cento a mão de obra humana, mas sim ajudar. Facilmente grandes empresas têm dezenas de câmeras supervisionadas por poucas pessoas, e isso em termos de atenção não é o ideal, no sentido de não haver uma vantagem em grande escala. Queremos auxiliar essa segurança preventiva dos estabelecimentos”.

A start-up tem parcerias com universidades de Portugal e também instituições brasileiras, como o Instituto Federal de Mato Grosso. “De parcerias, temos universidades e instituições de investigação. É interessante manter esse braço para manter a tecnologia da mais alta qualidade, por se tratar de área potencial com todas as tecnologias que têm vindo”, finalizou.

Neste ano, o WorkIF ocorre de forma híbrida, tendo como tema “Inovação Tecnológica e Empreendedorismo para o Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso” e com objetivo de divulgar os trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação à comunidade interna e externa, incentivando a participação dos servidores e estudantes em projetos geradores de conhecimento e aproximando o IFMT da sociedade.