Iniciativa Amazônia+10 lança a Chamada Expedições Científicas; propostas até 29 de abril de 2024

Publicado por: Reitoria / 12 de Dezembro de 2023 às 13:27

O edital vai disponibilizar quase R$ 60 milhões para financiar pesquisas na região amazônica.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso (Propes) comunica que a "Chamada Expedições Científicas" foi lançada no último dia 16/11, como parte da ação da Iniciativa Amazônia+10 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disponibilizando R$ 59,2 milhões para financiar pesquisas voltadas à expansão do conhecimento científico da sociobiodiversidade e biodiversidade amazônica. O prazo para submissão de propostas é até 29 de abril de 2024.

A Iniciativa Amazônia+10 é liderada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI), com o objetivo de apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico na Amazônia Legal. Seu foco está na obtenção de uma melhor compreensão das interações entre natureza e sociedade para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região.

As propostas a serem apresentadas deverão prever a coleta de dados de espécimes biológicos e minerais, além de peças integrantes da cultura nativa e popular (presente e passada), sempre atentando-se a um ou mais dos eixos prioritários: compreensão de habitats e suas espécies; estudo da biodiversidade como fonte de sustento e potencial para bioeconomia; preservação e restauração do capital natural; estudos do patrimônio material e imaterial dos povos ancestrais, indígenas e tradicionais, incluindo seus conhecimentos associados, etnografias; documentação e preservação de línguas indígenas amazônicas e sistemas de conhecimento associados; estudos sobre uso sustentável dos recursos naturais, arranjos institucionais para conservação e dinâmicas territoriais de povos indígenas e tradicionais; integração de dados coletados no campo com tecnologias emergentes.

As propostas devem ser submetidas ao CNPq por meio da Plataforma Integrada Carlos Chagas, por um pesquisador ou pesquisadora responsável com vínculo formal com instituição sediada em um dos Estados da Amazônia Legal. O valor mínimo de cada proposta não pode ser inferior a R$ 400.000,00.

Para mais informações, consultem a chamada CNPq/CONFAP nº34/2023 - Expedições Científicas - Iniciativa Amazônia +10 na página do CNPq