Estudante do campus Guarantã do Norte tem projeto de pesquisa premiado na Feira Brasileira de Iniciação Científica

Publicado por: Reitoria / 25 de Novembro de 2022 às 19:40

No mês de novembro de 2022, o estudante Raychson de Oliveira Ferreira que cursa o 8º período do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia no IFMT/Guarantã do Norte -MT participou da etapa presencial da VII FEBIC – Feira Brasileira de Iniciação Científica que aconteceu na cidade de Pomerode (SC), entre os dias 07 e 11 de novembro de 2022.

A FEBIC é um momento de integração, troca de experiências e um espaço de promoção da cultura científica, da experimentação, da popularização do conhecimento, do incentivo à criatividade, à inovação, do uso e desenvolvimento de tecnologias e do prazer de fazer ciências. É uma oportunidade para os estudantes apresentarem suas ideias em forma de trabalhos científicos, nos quais integram atitudes, habilidades e competências nas diversas áreas do conhecimento.

O estudante Raychson de Oliveira Ferreira é aluno de iniciação científica do projeto “Estudo de Biomonitoramento do córrego central de Guarantã do Norte/MT - Allium cepa L” (51/2021 - PROPES/RTR/IFMT - Projeto de Pesquisa Aplicada - Cota Campus - Edital de Pesquisa) que foi aprovado como finalista e apresentado na etapa presencial da VII FEBIC. Além de finalista, o projeto de pesquisa ficou em 3º lugar na categoria Ensino superior que resultou no credenciamento para participar da XIII Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí- MCTIA.

O orientador e líder do grupo de pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia e Farmacologia (LEPTOX-F/IFMT), Prof. Dr. George Laylson da Silva Oliveira, destaca a relevância do projeto para a sociedade local porque teve como objetivo realizar o biomonitoramento no período 2021/2022 do córrego central de Guarantã do Norte/MT pelo uso do sistema teste Allium cepa L e analise de parâmetros como temperatura, turbidez, pH,  DBO (demanda bioquímica de oxigênio) (mg/), DQO (demanda química de oxigênio) (mg/L), condutividade elétrica (CE – µS/cm), nitrato/nitrito, metais (Al, Ba, Mn, Cu e Zn) e a análise microbiológica de coliformes fecais (NMP/100mL) e coliformes totais (NMP/100mL).