Empreendedorismo: histórias de sucesso inspiram público do WorkIF 2023

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 27 de Outubro de 2023 às 16:51

O empreendedorismo na produção de alimentos: casos de sucesso foi o tema de uma das mesas-redondas  do VIII Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso (WorkIF), que se encerrou nesta sexta-feira (27), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Os empresários Rubens Vuolo Neto (barista) e Marcelo Dantas (doceiro), com moderação de Isabella Ribeiro de Figueiredo Vieira (IFMT), relataram os desafios, obstáculos e sucesso do investimento em negócio próprio.

Marcelo destacou como nasceu a ideia de empreender.

“Minha primeira área de formação é a jurídica. Sou formado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Minha história com a Gastronomia – e com os desdobramentos dela, como o empreendedorismo – foi despretensiosa e teve início no consultório da psicóloga Flávia Haddad, em meio a reviravoltas na minha vida pessoal e profissional”.

Em 2017, o empresário afirmou que Flávia propôs que ele iniciasse o curso Gastronomia como forma de tratamento emocional. “Tive resistência, mas iniciei a formação (na Universidade de Cuiabá). Foi ao fim do primeiro ano do curso, durante estágio no restaurante Flor Negra, que assimilei o desejo de habitar um lugar no mundo por meio da confeitaria”.

Entre as principais dificuldades no negócio, Marcelo destacou a gestão, planejamento e delegação de tarefas. Contudo, ressaltou o diferencial da empresa.

“Não abro mão da utilização de ingredientes de alta qualidade; respeito à risca os processos e o tempo de cada preparo; tenho baixo estoque de ingredientes (insumos), que são adquiridos aos poucos, conforme demanda; invisto em formação: atualmente sou aluno de confeitaria da escola francesa Le Cordon Bleu”.

Neste ano, o WorkIF ocorreu de forma híbrida, tendo como tema “Inovação Tecnológica e Empreendedorismo para o Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso” e com objetivo de divulgar os trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação à comunidade interna e externa, incentivando a participação dos servidores e estudantes em projetos geradores de conhecimento e aproximando o IFMT da sociedade.