início do conteúdo

6º Encontro de Comunicadores: fortalecimento da Comunicação Institucional

Publicado por: Reitoria / 22 de Junho de 2023 às 18:42

Lívia Leite (Andifes) e Ana Santos (IFB) respondem perguntas durante 6º Encontro de Comunicadores

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realizou, de 20 a 21 de junho, o 6º Encontro de Comunicadores, evento que busca fortalecer a comunicação da instituição com a sociedade e a atuação da estrutura profissionalizada, responsável pelas ações de comunicação que, de formas distintas, envolvem todos os servidores, desde a alta gestão aos docentes e técnicos.

Esta edição reuniu profissionais da área de comunicação de todos os campi do IFMT, gestores e as palestrantes convidadas, comunicadoras dos Institutos Federais de Brasília (IFB), Santa Catarina (IFSC) e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes.

As palestras e oficinas abordaram uma ampla variedade de temas relacionados à comunicação institucional. Abrindo o evento, a coordenadora de comunicação institucional da Andifes, Lívia Leite, especialista em comunicação pública, tratou da Comunicação Institucional nas IFEs e a atuação de gestores no processo de comunicação.

Na sequência, na oficina de Media Training (Treinamento para a Mídia) para gestores e comunicadores, a jornalista do Instituto Federal de Brasília (IFB) Ana Cristina Moreira dos Santos trouxe um alerta sobre a responsabilidade e o cuidado necessários ao gestor ao “portar a voz” da instituição, seja durante entrevistas, como no relacionamento com a imprensa de um modo geral. 

Presente durante a palestra e a oficina, o reitor Julio César do Santos ressaltou a importância da comunicação como estratégia fundamental para fortalecer a identidade institucional.

“Temos um propósito, um papel fundamental para a sociedade que é a educação profissional e tecnológica e precisamos fortalecer essa identidade. E a comunicação é essencial, é estratégica, em todos os níveis de organização e de estruturação da nossa instituição”, observou.

O gestor lembrou a dificuldade enfrentada nos últimos anos para ampliar o quadro de servidores nessa área.

“Vivemos um processo de crescimento, estruturação e organização das questões de comunicação no IFMT. E um dos grandes desafios que há algum tempo estão além do nosso alcance resolver e o Conif tem enfrentado em Brasília, tem sido a proibição de abertura de concursos para profissionais da área,” pontuou o reitor.  

“Mas acreditamos que em breve teremos uma boa notícia para os IFs de modo que possamos ter condições de abrir novos concursos para profissionais das mais diversas áreas da comunicação, que é estratégica para consolidar a identidade da nossa instituição e de tudo o que fazemos para a transformação da vida das pessoas,” completou.


Reitor Julio Santos, diretor do campus Cuiabá Bela Vista, Jairo Aquino Junior e comunicadores assistem palestra   

Jornalista e Relações Públicas do IFSC, Nádia Garlet focou nas mídias socias abordando as “Estratégias de comunicação, a produção de conteúdo e o marketing digital".

“Essa oficina nos trouxe muitas novidades em torno das redes sociais. Mas também falamos de media training, conteúdo e imagem comunicacional, além de gestão de crise, métricas, valorização dos(as) comunicadores(as), formação de personas (personagens que representem nossos públicos alvos), uso de redes e apps/softwares para ajudar na organização das publicações e informações”, enumerou a jornalista do IFMT Várzea Grande, Cristiane Fronza.

Planejamento de ações

No dia 21, os trabalhos foram voltados para os desdobramentos da Política de Comunicação, por meio do Plano de Implementação 2023/2025, além da apresentação de experiências exitosas com ferramentas de gerenciamento da comunicação através do Suap (chamados) para facilitar o trabalho do(a) comunicador(a).

As apresentações dos planejamentos iniciais de eventos institucionais previstos para o segundo semestre, como os JIFMT 2023, em agosto e o Workif 2023, em outubro, também estiveram na pauta de atividades, bem como um panorama da realização dos processos seletivos de ingresso.

“As trocas de experiências e ideias foram essenciais para enriquecer a prática comunicativa no âmbito do IFMT, proporcionando um ambiente de aprendizado mútuo e crescimento profissional. Juntos, continuaremos a impulsionar, por meio da comunicação, o papel transformador do IFMT na vida das pessoas”, encerrou a chefe do Departamento de Comunicação (Decom), Natália Pavanelli.

 

Marcadores: ifmt

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Guarantã do Norte

Linha Páscoa, Km 04, Lote 471, Zona Rural - CEP: 78520-000

Telefones: Direção Geral (65) 98107-1243 - Gabinete (65) 98163-0072 - Registro Escolar (65) 98161-2063

Guarantã do Norte/MT