início do conteúdo

IFMT > Campus Avançado Guarantã do Norte > Extensão > Projetos

Veja abaixo os projetos de Pesquisa do IFMT - Campus Avançado Guarantã do Norte.

Projetos de Pesquisa do Campus - em vigência

 Título do Projeto: Uso do sorgo como tecnologia alternativa na produção de silagem em Guarantã do Norte-MT 

Coordenador do Projeto: Giselly Juchnievski de Oliveira

Descrição do Projeto:  Um dos principais gargalos da produção bovina no Brasil, está relacionado diretamente com a disponibilidade de material volumoso aos animais no período de estiagem. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo difundir para os pequenos produtores do município de Guarantã do Norte o uso do sorgo como uma forrageira destinada à silagem. O trabalho será desenvolvido no IFMT Campus Avançado de Guarantã do Norte, no qual serão semeados 3 hectares de sorgo forrageiro, demonstrando a técnica de semeadura, tratos culturais, características das plantas durante o desenvolvimento vegetativo. No ponto ideal de colheita para a ensilagem, as plantas serão ceifadas e ensacadas em pequenos silos bolsa para posterior disponibilização a pequenos produtores da região. Espera-se que com o desenvolvimento da proposta, os produtores comecem a analisar o cultivo do sorgo como uma planta alternativa para a produção de silagem, podendo diminuir custos considerando que o custo de produção do sorgo é inferior ao cultivo do milho, assim como, maior produção de volumoso na mesma área, ponderando que o sorgo é uma planta menos sensível a déficit hídrico quando comparada a outras plantas utilizadas no processo de ensilagem.

Número de Bolsistas: 01

Tempo de Vigência do projeto: 12 meses

 

Projetos de Extensão do Campus - concluídos

 Título do Projeto: Produção Orgânica de Hortaliças

Coordenador do Projeto: Jair José dos Santos

Descrição do Projeto: Produção de diferentes hortaliças na área do IFMT – Guarantã do Norte, de acordo com padrões de horticultura orgânica, para uso da mesma produção em aulas práticas de cursos da área de Recursos Naturais existentes no campus.

Número de Bolsistas: 01

Tempo de Vigência do projeto: 6 meses

 

Título do Projeto: Implantação de Programa de Recuperação de Área Degradada em um trecho de Mata Ciliar do rio Dorilino em Guarantã do Norte e diagnóstico da necessidade desse programa até a nascente

Coordenador do Projeto: Sandro Caravina

Descrição do Projeto: Elaboração de PRAD (Programa de Recuperação de Área Degradada) na área do campus do IFMT – Guarantã do Norte e em área vizinha, onde está localizada a nascente do rio Dorilino, que cruza a área do campus.

Número de Bolsistas: 01

Tempo de Vigência do projeto: 6 meses

 

Título do Projeto: Caracterização físico-química e microscópica do mel de abelha (Appis melífera L.) produzido no município de Guarantã do Norte/MT

Coordenador do Projeto: Krishna Rodrigues de Rosa

Descrição do Projeto: Elaboração de análises físico-químicas do mel de abelha (Appis melífera L.), produzido no município de Guarantã do Norte/MT por produtores associados a associação de produtores de mel de abelha do mesmo município, segundo os padrões técnico-científicos da Tecnologia de Alimentos.

Número de Bolsistas: 01

Tempo de Vigência do projeto: 6 meses

 

Título do Projeto: Boas práticas na qualidade d’água na Piscicultura familiar

Coordenador do Projeto: Thiago Santana Cotrim

Descrição do Projeto: Estudo e fomento de práticas adequadas à manutenção e controle da qualidade da água em uso pela Piscicultura familiar, segundo padrões técnico-científicos da Biologia e da Zootecnia.

Número de Bolsistas: 01

Tempo de Vigência do projeto: 6 meses

 

Título do Projeto: Baú de Memórias: Histórias, Imagens e Identidades em Guarantã do Norte/MT

Coordenador do Projeto: Thiago Alberto dos Santos

Descrição do Projeto: Objetivou-se contribuir na proposição de uma interpretação da história de Guarantã do Norte/MT a partir de documentos, sobretudo imagens produzidas da cidade ao longo do tempo e socializando as informações e o conhecimento produzido ao público externo, em especial o escolar, em força de exposição itinerante.

Número de Bolsistas: 01

Tempo de Vigência do projeto: 12 meses

 

Título do Projeto: Revitalização do setor de aula de campo da Escola Estadual Irany Jaime Farina

Coordenador do Projeto: Thiago Santana Cotrim

Descrição do Projeto: Revitalização da horta escolar da Escola Estadual Irany Jaime Farina, escola rural no bairro da Cotrel, com o propósito de revitalizar esse espaço de ensino-aprendizado destinado às práticas de educação do campo.

Número de Bolsistas: 01

Tempo de Vigência do projeto: 12 meses

 

Título do Projeto: Curso de Produção de Cervejas Artesanais

Coordenador do Projeto: Lucas de Paula Mera

Descrição do Projeto: Realização de aulas práticas voltadas à produção de cerveja artesanal, com demonstrações dos processos básicos de fermentação e bressagem, e dos utensílios e insumos básicos necessários à produção de cerveja das qualidades weiss e red ale.

Número de Bolsistas: 00

Tempo de Vigência do projeto: 02 meses

 

Título do Projeto: Curso Preparatório para o ENEM 2016

Coordenador do Projeto: Gildemar Fernandes

Descrição do Projeto: Curso preparatório para o ENEM, envolvendo professores que lecionam as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, destinado a pessoas da comunidade externa, com aulas preparadas para direcionar o aluno a obter bom desempenho no ENEM.

Número de Bolsistas: 00

Tempo de Vigência do projeto: 03 meses

 

Título do Projeto: Histórias que Mudam Realidades

Coordenador do Projeto: Eurípedes Norberta da Silva

Descrição do Projeto: Organização de atividades destinadas à aquisição e compartilhamento de habilidades de comunicação em geral, envolvendo Artes em suas diversas modalidades, com a comunidade infanto-juvenil externa e também envolvendo servidores do IFMT – Campus Avançado Guarantã do Norte.

Número de Bolsistas: 01

Tempo de Vigência do projeto: 06 meses

 

Título do Projeto: Linguagem e Dinamismo nas Relações Institucionais

Coordenador do Projeto: Sinara dal Magro

Descrição do Projeto: Aulas voltadas para práticas da língua inglesa, com abertura à participação do público externo, contemplando também servidores do próprio IFMT mediante aplicação de teste internacional de avaliação da competência em língua inglesa (TOEFL).

Número de Bolsistas: 01

Tempo de Vigência do projeto: 06 meses

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Guarantã do Norte

Linha Páscoa, Km 04, Lote 471, Zona Rural - CEP: 78520-000

Telefones: Direção Geral (65) 98107-1243 - Gabinete (65) 98163-0072 - Registro Escolar (65) 98161-2063

Guarantã do Norte/MT