O professor Dr. George Laylson da Silva Oliveira, coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia do Campus Avançado de Guarantã do Norte e líder do grupo de pesquisa LEPTOX-F (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia e Farmacologia), publica artigo científico que discute o Status imune na COVID-19. A aluna do 4º semestre do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia, Nidia Aparecida Martines, que faz iniciação científica pelo grupo de pesquisa LEPTOX-F também é uma das autoras do artigo publicado na revista Coronaviruses (https://benthamscience.com/journals/coronaviruses/).
O artigo “Pathogenesis and immune status in COVID-19 pneumonia - A minireview” ressalta que as pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 (Figura abaixo) podem apresentar febre e tosse seca como os principais sintomas clínicos e ainda pode haver dificuldade na respiração, dor muscular (mialgia), calafrios, falta de apetite, fadiga, dor de garganta, consciência alterada, diarreia, vômito, corrimento nasal e síncope. Quando considerado o status imunológico de pacientes com COVID-19, é destacado que a hipercitocinemia contribui com a gravidade que pode resultar até na morte. A linfopenia é o prognóstico mais frequente descrito nos casos de COVID-19.
Link para acessar o artigo: https://www.eurekaselect.com/191079/article
DOI : 10.2174/2666796702666210203123123
O professor Dr. George Laylson da Silva Oliveira destaca que a compreensão detalhada das vias inflamatórias específicas que resultam na patologia do COVID-19 são cruciais para o desenvolvimento imediato de abordagens terapêuticas clínicas.