No último dia 09 de dezembro de 2016 no Campus Avançado do IFMT em Guarantã foi um dia histórico, pois foi implantada a primeira pesquisa de no nosso novo Campi. A pesquisa é fruto da parceria entre a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Mandioca e Fruticultura de Cruz das Alma – BA e o IFMT. O objetivo da pesquisa é avaliar o comportamento de diferentes porta enxertos para a produção comercial do Limão Taithi conforme explica o pesquisador responsável Dr. Marcelo Ribeiro Romano da EMBRAPA, buscando “cavalos” (porta enxerto de citrus), que reduzam o porte da planta final, mantendo a alta produtividade aliada a longevidade da produção e resistência a pragas e doenças.
O ensaio implantado no Campus faz parte da rede nacional com XX ensaios em várias regiões. O IFMT é parceiro de primeira hora nesta pesquisa e como possui estrutura multi Campi disponibilizou áreas nos Campus de Sorriso e Guarantã, para este fim. Os clones são fornecidos pela EMBRAPA e os insumos, condução, coleta de resultados e produção são de responsabilidade do IFMT. Os responsáveis pela condução das atividades no Campus Avançado de Guarantã ficou a cargo da equipe do setor Produtivo composta pelos Eng° Agrônomos Márcio José da Costa Araújo e Sandro Marcelo Caravina juntamente com o Zootecnista Thiago Santana Cotrim.
A parceria que se iniciou permitirá a geração de informações técnicas de ultima geração na região e conforme afirma o Eng° Agr° Márcio, possibilita a atualização constante e continuada da equipe técnica do IFMT, que é um dos pilares da nossa instituição.
O plantio das mudas foi auxiliado pelos alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, que conforme Thiago Santana Cotrim isto é de fundamental importância para a formação dos futuros técnicos pesquisadores que se formarão na nossa instituição
A parte operacional só foi possível com a disponibilização de alguns equipamentos e pessoal da Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte. O Campus está em fase de implantação e ainda não dispõe de todos os recursos, porém toda vez que solicitamos a Prefeitura, somos prontamente atendido, salientou o Eng° Agr° Sandro.
Segundo o Eng° Agr° Julio Santin da Prefeitura Municipal de Guarantã do Norte, a administração Municipal sempre colabora com o IFMT visando o objetivo mútuo de fortalecer o ensino público gratuito colaborando na formação de mão de obra qualificada e sendo um agente de mudança na realidade econômica de Guarantã, multiplicando os poucos recursos econômicos disponíveis.