A constituição de 1988 consolidou um pacto em torno dos direitos fundamentais e definiu a educação como “direto de todos e um dever do Estado e da família”. A regulamentação passou ainda pela Lei 9.394, de 20 de Dezembro de 1999. (Lei Diretrizes e Bases da Educação). Contudo, além das Emendas Constitucionais que modificaram parte do texto constitucional, modificando o pacto de 1988, está em curso uma Reforma do Ensino Médio definida pelo Ministério da Educação como uma “mudança na atual estrutura do ensino médio” que propõe a flexibilização do currículo com uma base comum (Base Nacional Comum Curricular- BNCC) e uma base flexível. Tais mudanças precisam ser debatidas pela sociedade e por pesquisadores da área de forma crítica e participativa.
Para contribuir com esse importante debate, a Coordenação do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza – Biologia e o Departamento de Ensino do IFMT, Campus Avançado de Guarantã do Norte, promoverão no próximo dia 21 de Novembro a Palestra “Reforma do Ensino Médio e BNCC”. O Palestrante convidado é o pesquisador e professor João Celso Ferretti. Com mais de quarenta anos como pesquisador na área da educação e nas políticas públicas, Ferretti está entre os grandes nomes do país que vem analisando e debatendo as atuais reformas.
O evento conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Guarantã do Norte, da Assessoria Pedagógica da Secretaria Estadual de Educação e do Centro de Formação de Professores. Haverá certificado para os participantes.
Quem é Celso Ferretti?
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1966), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: reformas educacionais, ensino médio, educação e trabalho, educação profissional e trabalho. Foi pesquisador da Fundação Carlos Chagas (SP) de 1985 a 2008 e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da PUC-SP de 1988 a 2002. É membro do GT9 - Educação e Trabalho - da Anped, Editor Associado da Revista Educação & Sociedade e membro da diretoria do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES). (Fonte: Currículo Lattes, acesso em 07/11/2018).
Inscrições: 12/11/2018 à 19/11/2018
Inscrições ENCERRADAS
Local do Evento: ACEG, Praça da Cultura, Guarantã do Norte.
Data: 21/11/2018
Horário: 19h00min