MEC publica portaria que altera a tipologia de três Campi do IFMT

Publicado por: Reitoria / 8 de Maio de 2024 às 12:34

O Instituto Federal de Mato Grosso anuncia uma importante mudança em sua estrutura:
os Campi Avançados Diamantino, Guarantã do Norte e Tangará da Serra agora são Campus!

Com base na Portaria 713, de 08 de setembro de 2021, que estabeleceu as diretrizes para a organização dos Institutos Federais e do Colégio Pedro II, definiu parâmetros e normas para a sua expansão e sobre a criação e implementação do modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, os Campi Avançados de Tangará da Serra, Diamantino e Guarantã do Norte tiveram sua tipologia alterada para Campus, junto com outras 15 unidades do país.

A mudança foi oficializada pela Portaria nº 411/2024 do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União em 07 de abril. Com a mudança de tipologia, as unidades não terão mais o nome de “Campus Avançado” e passam a ter maior previsão de vagas para docentes e técnicos-administrativos. No caso dos Campus Avançados, o modelo de funcionamento previsto contava com 20 docentes e 13 servidores técnico-administrativos. Com a alteração, passam a ter estrutura de 40 docentes e 26 servidores técnico-administrativos (IF Campus - 40/26), o que representa uma duplicação no número de servidores e reflete o crescimento e a consolidação dessas unidades como importantes centros de ensino, de pesquisa e de extensão.

Essa conquista representa um marco na expansão e no fortalecimento da rede federal de educação profissional e tecnológica no estado de Mato Grosso, reafirmando o compromisso do IFMT com a oferta de uma educação de qualidade e com o desenvolvimento econômico e social da região.

Confira Portaria AQUI.