Lançado sétimo volume da revista Digoreste das ações extensionistas de 2023

Publicado por: Reitoria / 3 de Julho de 2024 às 14:40

Explore conteúdos inspiradores contidos em histórias exitosas de atuação colaborativa

Quer conhecer um pouquinho do trabalho desenvolvido na área de Extensão pelo Instituto Federal de Mato Grosso?

Já está disponível para leitura a sétima edição da Revista Digoreste, contendo os resumos de alguns dos 255 projetos extensionistas realizados ao longo do ano de 2023 pelos dezenove campi do IFMT, trabalho que possibilitou o atendimento às necessidades de diferentes comunidades em todo o estado por meio da formação de 2.339 pessoas apenas nos projetos interinstitucionais.

Nas palavras do reitor Julio César dos Santos, o periódico acadêmico apresenta à sociedade projetos e ações concretas de relevância para o povo de Mato Grosso. “Esta é mais uma ferramenta para compartilhar conhecimentos ao destacar a atuação dos projetos de extensão realizados pelo IFMT em colaboração com as comunidades e instituições que atuam na transformação socioeconômica das pessoas que mais precisam.”

Entre os diversos temas abordados pelos(as) extensionistas em seus trabalhos, encontram-se exemplos de ações de responsabilidade social, iniciativas de desenvolvimento sustentável, sempre destacando o impacto positivo que essas atividades têm na vida das pessoas e no progresso das famílias envolvidas.

“O movimento extensionista tem se avolumado a cada ano no IFMT, com destaque para o projeto Teresa de Benguela, que tem a missão de gerar uma inclusão socioprodutiva para mulheres em situação de vulnerabilidade”, completou o pró-reitor de Extensão, Frankes Siqueira.

1a Doutora Honoris Causa

Além do conteúdo descritivo dos projetos, esta edição traz uma entrevista com a Doutora Honoris Causa Vanda Copacabana Vilas Boas. No início de 2023 ela recebeu do IFMT a honraria por sua trajetória de vida e pelo incansável trabalho dedicado ao reconhecimento do povo Chiquitano, que havia propiciado seu encontro com a instituição.

Ao relembrar suas raízes, a história de luta contra a invisibilidade do seu povo na fronteira entre o Brasil e a Bolívia e a busca por oportunidades às mulheres Chiquitanas, Vanda dá um exemplo de força e resistência e expressa o desejo de “deixar um legado, um material didático e referência sobre sua cultura”.

O IFMT convida a todos a explorar os conteúdos enriquecedores da Revista Digoreste e a se inspirar nas exitosas histórias de colaboração compartilhadas.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Guarantã do Norte