IFMT empossa 41 novos servidores para atender 13 campi da instituição

Publicado por: Reitoria / 11 de Julho de 2024 às 14:50

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - empossou ontem 41 novos servidores em cerimônia realizada no auditório do Campus Cuiabá - Bela Vista, que contou com a presença de dezenas de familiares, do reitor Julio César dos Santos, dos pró-reitores do Instituto, de diretores dos Campi de Diamantino, Alta Floresta, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Lucas do Rio Verde; além de instituições parceiras do IFMT. Do total de novos servidores, 31 são professores e 10 são técnicos administrativos.

Os novos servidores serão distribuídos em 13 campi da instituição e na Reitoria. O Campus Confresa é o que mais receberá servidores, são 4 técnicos administrativos e cinco professores, em seguida vem o Campus Campo Novo do Parecis, que recebe um técnico administrativo e cinco professores. Depois vem os Campi de Juina e Pontes e Lacerda, com cinco novos servidores cada.

Entre os empossado está o ex-aluno do Campus Tangará da Serra, Josué Andrade, aprovado para o cargo de Técnico de Laboratório de Informática. "Com imensa gratidão a Deus, assino o termo de posse no concurso público para o IFMT-TGA, onde estudei e formei como técnico em Informática. É uma oportunidade ímpar e um prazer sem igual voltar para esta instituição, agora como servidor público na posição de técnico de laboratório na área de informática", comemorou Josué.

Para a pró-reitora de Pessoas, Leila Cimone, a entrada de novos servidores representa mais qualidade no cumprimento dos objetivos da instituição. "A gente espera que todos possam vir abertos a colaborar, a servir a sociedade. Tenho certeza que a Instituição tem muito a contribuir também, da mesma forma que eles irão contribuir com a Instituição", Afirmou Leila Cimone.

Já para a pedagoga Cálita Martins, a posse representa um sonho realizado. "Se tornar professora do Instituto Federal é um sonho realizado, ainda mais pela questão da inclusão", disse, destacando ser importante ter a consciência de desenvolver projetos de integração para garantir o processo de aprendizagem dos alunos. "Se você conscientiza, trabalha isso na forma de um projeto de extensão, você pode trabalhar com eles a confecção de recursos visuais, de tecnologias assistivas que pode ser utilizado para trabalhar o próprio conteúdo que já é estudado na sala de aula", ressaltou Cálita.

Para o reitor Julio Cesar Santos os novos servidores chegam para somar no desafio de melhorar a qualidade de vida dos estudantes. "Estamos aqui com um compromisso muito importante melhorar a vida das pessoas através da educação", destacou Julio e reafirmou o compromisso de criar as melhores condições de trabalho para todos os servidores e para os estudantes com mais investimentos em infraestrutura e em equipamentos.

Atendimento Educacional Especializado

Dentre os novos servidores, dois docentes ingressarão para atuar no Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas formas de complementação e suplementação ao ensino, no desenvolvimento de produtos e tecnologias para inclusão de estudantes especiais. São eles os pedagogos Ronilson Balbuena, que atuará no Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva e Cálita Martins, que trabalhará no Campus Sorriso.

Com a posse desses professores de educação especial, o IFMT dá mais um passo na consolidação da educação inclusiva na instituição. Em fevereiro de 2022 aconteceu a criação das Coordenações de Assistência Estudantil e Inclusão em todos os campi. Em setembro do mesmo ano foi aprovada a Política de Educação Inclusiva do IFMT. E em maio de 2023 foi aprovada a Instrução Normativa Conjunta 2/2023 de Elaboração do Plano Educacional Individualizado - PEI entre a Diretoria de Assistência Estudantil, Inclusão e Diversidades (DSAEstudantil e a Pró-reitoria de Ensino (Proen).

"Esperamos que a posse desses docentes abra nossas portas para o atendimento dos estudantes público alvo da educação inclusiva", disse o diretor de Assistência Estudantil do IFMT, Leonardo Lima. Neste sentido a pró-reitora de Pessoas afirmou ainda que o IFMT tem sido referência em Educação Inclusiva. "Somos referência em educação para estudantes especiais em função dos investimentos que estamos realizando com a posse de dois servidores para atuar na área", finalizou Leila.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Guarantã do Norte