Projeto de pesquisa de biomonitoramento superou mais de 3000 projetos avaliados
e cerca de 500 classificados na FEBRACE 2023.
Um dos projetos do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia e Farmacologia LEPTOX-F/IFMT, do Campus Avançado Guarantã do Norte, intitulado "Determinação do impacto ambiental no Rio Braço Norte de Guarantã do Norte/MT pelo biomonitoramento com o sistema-teste Allium cepa L", (edital 53/2022 - Projetos de pesquisa aplicada e bolsas de iniciação científica e tecnológica - cotas campus), está entre os semifinalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2023).
Participam do projeto Laura Bellini Pierezan, aluna do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Sarah Rodrigues Silva, de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia do Campus Guarantã do Norte.
A lista de finalistas será divulgada após o término da etapa de avaliação online em janeiro de 2023. A previsão de publicação desta lista é 31 de janeiro de 2023.
Saiba mais: https://febrace.org.br/wp-content/uploads/2022/12/lista_semifinalistas_2023.pdf
O orientador e líder do LEPTOX-F/IFMT, Prof. Dr. George Laylson da Silva Oliveira destaca a relevância do trabalho desenvolvido com os estudantes do campus.
“Ficamos muito felizes porque é bastante disputado. Foram mais de 3000 projetos avaliados e aproximadamente 500 classificados”, detalhou.
Para o docente agora é momento de a equipe se preparar para representar o IFMT nas próximas etapas, “porque a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade no Brasil”, completou.
O LEPTOX-F/IFMT - É um grupo de pesquisa certificado pelo IFMT no Diretório de Grupos de Pesquisa - Plataforma Lattes - CNPq. É um grupo multidisciplinar, dedicado a atividades de pesquisas, ensino e extensão, com ênfase na formação de recursos humanos, aliado a uma produção científica e inovadora de qualidade.
Saiba mais, LEPTOX-F/IFMT: https://gta.ifmt.edu.br/conteudo/pagina/leptox-fifmt-gta/
A Febrace - É um programa de talentos em ciências e engenharia promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.