O Instituto Federal do Mato Grosso - Campus Avançado de Guarantã do Norte, convida a comunidade em geral para a Palestra "Setembro Amarelo e a Valorização da Vida". Esta ação tem por objetivo proporcionar um momento de reflexão acerca do tema, bem como, contextualizar e dialogar sobre os momentos de dificuldades e incertezas no que ser refere ao estado de saúde mental/emocional de cada indivíduo.
O dia 10 de setembro representa um marco na prevenção ao suicídio, logo a campanha “Setembro Amarelo” ocorre durante todo o mês, buscando prevenir e reduzir os números de suicídio no país. Com o passar dos anos, observou que para além deste primeiro objetivo, a campanha traz consigo outros aspectos importantes na execução da cidadania e desenvolvimento da autonomia da pessoa em sofrimento emocional perante a sociedade civil. Nesta campanha, é desenvolvido um trabalho de conscientização de que sintomas depressivos são problemas que precisam não apenas de atenção, mas de tratamento.
Desta forma, a palestra tem como fio condutor estabelecer diálogos e proporcionar ferramentas (conhecimento) para que o indivíduo perceba seu potencial para enfrentar as crises, bem como, a gestão das emoções levando a uma qualidade de vida e saúde integral. Não basta acolher, mas pensar possibilidades de superação e resolução de uma situação. Nesse sentido o tema espera contribuir para que além de acolhido, os indivíduos se percebam seres importantes e possa traçar caminhos para a superação das adversidades.
Os participantes receberão um certificado de participação do evento.
Confira a programação:
Abertura: Apresentação - Leitura de um poema pelos alunos Kaisa Gabriela S. Silva e Marcos Paulo A. dos Santos, do 1º ano do curso Técnico em Agropecuária
Palestra: Setembro Amarelo e a Valorização da Vida - Psicológo João Paulo B. Miguel.
Reflexão e debate com os participantes
Encerramento: Apresentação - Música com o professor Alexandre Lôpo