WORKIF: II Fórum da Educação Empreendedora visa estimular protagonismo estudantil

Publicado por: Reitoria / 16 de Novembro de 2018 às 08:50

A quinta edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Workif) do IFMT, que ocorre de 27 a 29 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), terá dentro da sua programação, o II Fórum de Educação Empreendedora que contará com uma programação diversificada, buscando estimular o protagonismo juvenil, despertar nos estudantes uma visão crítica para atuarem em um mundo com novas relações de trabalho, vivenciando aspectos de cidadania e sustentabilidade.

Ao todo no fórum serão sete palestras, duas mesas redondas e duas oficinas, distribuídas ao longo dos três dias de evento.

Um dos destaques na programação é o 1º Encontro da Rede de Incubadoras do Centro Oeste dos Institutos Federais, que reunirá gestores de incubadoras e de iniciativas de empreendedorismo dos IF's do Centro-Oeste para compartilhamento de experiências e construção de estratégias conjuntas para desenvolvimento da temática.

A gerente da Ativa Incubadora de Empresas do IFMT, Lea Paula Vanessa Xavier Correa de Morais, destacou que no II Fórum de Educação Empreendedora, o conceito do tema vai além de ensinar a abrir uma empresa, e é muito mais fácil e recompensador do que parece.

"O empreendedorismo é, sem sombra de dúvidas, o grande motor do desenvolvimento econômico de qualquer país e a educação empreendedora, um diferencial para a inserção posterior dos nossos alunos no mercado de trabalho. Tendo em vista a fase de formação na qual os estudantes se encontram é que, ao trabalhar com o assunto, além de dinamizar o aprendizado, são desenvolvidas habilidades como a autonomia, a liderança, a criatividade e a responsabilidade, tão fundamentais no contexto social contemporâneo. Um estudante, que muitas vezes se sente entediado diante de metodologias antiquadas de ensino, com o empreendedorismo, se sente desafiado a ir além, a encontrar soluções criativas para problemas reais e inovar", disse Lea Morais.

Para o Pró-reitor de Extensão, Dr. Marcus Taques, o II Fórum de Educação Empreendedora mostra o compromisso da atual gestão com este tema tão atual e contribuirá para despertar o interesse dos alunos para visualizar novas oportunidades.

Para participar do II Fórum  de Educação Empreendedora do IFMT, os interessados devem se inscrever pelo link no site do evento: https://eventos.ifmt. edu.br/eventos/1/VWORKIF/