IFMT e Tribunal acertam parcerias para retorno de palestras do projeto Trabalho Seguro

Publicado por: Reitoria / 9 de Abril de 2018 às 11:37

O Instituto Federal de Mato Grosso e o Getrin, Grupo de Trabalho presidido pelo TRT de Mato Grosso, retomarão a parceria entre as duas instituições para realização de palestras do projeto Trabalho Seguro. O assunto foi discutido em reunião ocorrida na sexta-feira (6) na sede do Campus de Cuiabá da instituição de ensino.

A ação engloba as iniciativas desenvolvidas durante o Abril Verde, campanha em que se busca sensibilizar a sociedade acerca dos acidentes de trabalho e doenças desenvolvidas em decorrência do trabalho.

As palestras serão realizadas nas unidades do IFMT no estado pelos magistrados do trabalho. A intenção é disseminar a mensagem da prevenção a um público que, em alguns anos, estará no mercado de trabalho.

Para a presidente Eliney Veloso, apresentar este cenário aos estudantes, trazendo à tona casos que chegam às portas da Justiça do Trabalho mato-grossense, será uma oportunidade valiosa. “A parceria com o IFMT será muito especial ao Tribunal, especialmente por oportunizar aos alunos que estão em pleno processo de formação científica e que serão futuros profissionais formas de aprimoramento dos métodos de prevenção. Além disso, é uma parceria que dará capilaridade ao projeto nos vários campus da instituição e condições para criação de agentes de transformação”, disse.

Inicialmente, a proposta é que as palestras ocorram nos campus do IFMT da baixada cuiabana (Octayde, Bela Vista, Várzea Grande e São Vicente). Posteriormente, os trabalhos poderão ser expandidos às demais unidades do estado.

“A proposta do TRT de realizar palestras e qualificar nossos alunos em temas como acidentes de trabalho, utilização de EPIs, a atuar de forma preventiva é extremamente importante para nós, que somos uma instituição de educação profissional e tecnológica. Isso faz com que os alunos, servidores e a comunidade, em geral, sejam conscientizados da importância e da valorização do trabalhador, não como alguém que está sendo descartado, mas, ao contrário, está sendo visto”, destacou a vice-reitora do IFMT, Gláucia Mara de Barros.

O diretor do Campus de Cuiabá, Cristovão Albano, acredita que a parceria será um meio de fixar o conhecimento. “As palestras irão complementar o aprendizado dos nossos alunos, que tendem a prestar mais atenção no assunto, o que ajuda a reforçar e fixar o conteúdo”, ressalta.

A reunião que acertou a parceria contou também com a participação do coordenador do Getrin, juiz do trabalho Paulo Brescovici, e de outros professores do IFMT.

Em 2015, as palestras foram realizadas em sete campis do instituto no estado: Diamantino, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Sorriso, Primavera do Leste, Sinop e Alta Floresta.

Mais palestras

Além da parceria com o IFMT, o Getrin irá retomar também a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Município (Sintraiccm) para palestras em canteiros de obras de Cuiabá e Várzea Grande. Em 2017, o projeto Trabalho Seguro alcançou mais de dois mil trabalhadores da construção civil da região.

Fabyola Coutinho - TRT 23º Região com informações da Ascom/Reitoria/IFMT