SELEÇÃO DE ALUNO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA – PIBITI (CNPq) BOLISISTA E VOLUNTÁRIO (SEM BOLSA) DO GRUPO DE PESQUISA LEPTOX-F/IFMT (LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM TOXICOLOGIA E FARMACOLOGIA)

Publicado por: Campus Avançado de Guarantã do Norte / 23 de Julho de 2019 às 15:15

SELEÇÃO DE ALUNO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA – PIBITI (CNPq) BOLSISTA E VOLUNTÁRIO (SEM BOLSA) DO GRUPO DE PESQUISA LEPTOX-F/IFMT (LABORATÓRIO DE ENSINO E PESQUISA EM TOXICOLOGIA E FARMACOLOGIA)

Dados do processo seletivo para iniciação tecnológica e iniciação científica de alunos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia.

• Este processo prevê a seleção de um (01) aluno de Iniciação Tecnológica – PIBITI (CNPq) de R$ 400,00 (quatrocentos reais), por até 12 meses para atuação no projeto - Estudos neurofarmacológicos não clínicos de um produto biotecnológico a partir do β-cariofileno: complexo de inclusão-β-cariofileno/metil-β-ciclodextrina.
  • Este processo prevê a seleção de até sete (07) alunos para Iniciação Científica voluntária (sem bolsa), para atuação nos projetos do GRUPO DE PESQUISA LEPTOX-F/IFMT:
    • Potencial Toxicológico e o Impacto do herbicida Dominum XT Nos Parâmetros Zootécnicos de Piauçu (Leporinus macrocephalus).
    • Estudos neurofarmacológicos não clínicos de um produto biotecnológico a partir do β-cariofileno: complexo de inclusão-β-cariofileno/metil-β-ciclodextrina.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas presencialmente na quarta feira (24/07 - 19:51~20:41), quinta feira (25/07 - 21:41~22:31) e (29/07 - 21:41~22:31) com o Dr. George Laylson da Silva Oliveira.

Resultados dos alunos aprovados: 30-31/07/2019.

Requisitos para inscrição dos estudantes:

• Para a bolsa de Iniciação Tecnológica – PIBITI (CNPq) de R$ 400,00 (quatrocentos reais), ter disponibilidade de tempo para atender às atividades de iniciação científica (8h semanais). Para alunos de Iniciação Científica voluntária (sem bolsa), a carga horária será reduzida.
  • Carta de interesse (máximo de 300 palavras) escrita pelo próprio interessado apresentando as motivações para assumir da Iniciação Tecnológica – PIBITI (CNPq), bem como participar dos projetos do GRUPO DE PESQUISA LEPTOX-F/IFMT

Critérios para seleção do bolsista e voluntários

• Apresentar currículo Lattes atualizado;
  • Disponibilidade de carga horária para as atividades previstas;
  • Motivação do candidato em relação à atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Conhecimentos gerais sobre itens relacionados ao projeto específico para o qual o candidato se inscreveu.
  • A bolsa de Iniciação Tecnológica – PIBITI (CNPq) de R$ 400,00 (quatrocentos reais), por até 12 meses, será para aluno que não recebe bolsa de outros programas de fomento. Para Iniciação Científica voluntária, os alunos podem ser bolsistas de outros programas de fomento.

As atividades do aluno de iniciação científica incluirão:

• Realização de leituras em língua portuguesa e inglesa de textos e artigos científicos dentro da temática do projeto;
  • Participação em atividades do GRUPO DE PESQUISA LEPTOX-F/IFMT;
  • Participação em reuniões do grupo de pesquisadores;
  • Participação, organização e coordenação de grupos de estudo e atividades relacionadas ao projeto;
  • Participação em treinamentos e coleta e análise de dados (Treinamento dos protocolos de pesquisa e acompanhamento das atividades de pesquisa com animais; planejamento dos experimentos; organização e manutenção dos animais da pesquisa; realização de cirurgias em animais; realização dos testes comportamentais, análises histológicas, tabulação dos dados e posterior análise estatística dos resultados, interpretação dos resultados e redação do relatório de pesquisa);
  • Participação em eventos científicos e apresentação dos resultados da pesquisa;
  • Redação de resumos, relatórios e artigos científicos.

Informações

As dúvidas quanto à seleção poderão ser sanadas através do e-mail: george.oliveira@gta.ifmt.edu.br