Projeto Quarentena IFormativa objetiva informar e desmistificar medidas econômicas anunciadas pelo governo durante pandemia

Publicado por: Campus Várzea Grande / 13 de Abril de 2020 às 17:41

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT lançou em março, através da PROEX a Chamada Interna de Apoio à Projetos de Extensão para o Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19), Edital nº 047/2020.

Junto ao IFMT Barra do Garças e estudantes da UFMT, o campus Várzea Grande criou o projeto Quarentena IFormativa, coordenado pela professora de Economia Pamela Rodrigues Miranda, que passou a fazer postagens desde segunda-feira passada nas mídias sociais do projeto, para informar e explicar as medidas econômicas anunciadas pelo governo durante a Pandemia.

Segundo Pamela, o projeto pretende "levar informação, esclarecer essa informação e orientar as pessoas por meio de atendimento nos nossos canais sobre as medidas econômicas adotadas pelo governo". "Nós estamos, através da redes sociais, informando as pessoas sobre essas medidas, mas além de informar, nós estamos esclarecendo e orientando de forma individual, via Whatsapp", explicou a professora.

Já atendendo, as dúvidas estão chegando via whatsapp onde, a partir da primeira pergunta, fazem outras perguntas para tentar chegar à resolução do problema. O projeto também está apoiando a ASSCAVAG no cadastramento das pessoas catadoras de materiais recicláveis no aplicativo. Pamela explicou que, durante essa semana, uma equipe irá ao lixão de Várzea Grande, verificar a situação dos catadores que não conseguem fazer o atendimento por via do telefone/whatsapp.

Esse apoio é muito importante, porque "são pessoas em situação de grande vulnerabilidade e que tiveram uma grande redução da renda, porque as empresas não estão comprando materiais recicláveis e, muitos dos que estão ali eles não sabem mecher no aparelho celular, operacionalizar, não sabem baixar uma aplicativo, enfim, é muito importante o apoio do projeto nesse sentido", afirmou a coordenadora do Quarentena IFormativa.

Além disso, estão atuando na orientação financeira e também fazendo vídeos, com interpretação em Libras. "Esperamos, com isso, fazer com que as pessoas que realmente precisem, consigam acessar", e "também vamos fazer uma parte de conscientização, pois apesar de muitas pessoas se enquadrarem nas medidas do governo, ainda não foram afetadas e não precisam acessar esse recurso, impedindo que pessoas realmente afetadas não tenham esse acesso", finalizou Pamela.

O PROJETO

O Quarentena IFormativa tem como objetivo geral "capacitar pessoas para tomada de decisões conscientes para minimizar os impactos financeiros tanto no âmbito empresarial, quanto nas finanças pessoais, em meio à crise do COVID-19, por meio da informação e da desmistificação das medidas econômicas anunciadas pelo governo federal".

A estratégia de execução do projeto será produzir e distribuir conteúdos digitais de alto valor para, assim, influenciar o maior número de pessoas. A divulgação dos conteúdos será por meio das redes sociais Instagram, o Facebook e o Youtube, além da criação um site para disponibilizar o conteúdo. Espera-se com o projeto capacitar as pessoas no que tange o acesso informação, análise e compreensão destas, bem como proporcionar melhores conhecimentos acerca da educação financeira.

Siga: InstagramFacebook

CONHEÇA OS OUTROS PROJETOS DO IFMT

IFMT firma parceria e se mobiliza no combate ao coronavírus

Extensionistas se mobilizam e desenvolvem projetos de enfrentamento à Covid-19 e suas consequências