Projeto do IFMT Campus Sorriso inicia produção de álcool 70 ainda este mês

Publicado por: Campus Sorriso / 15 de Maio de 2020 às 07:08

Técnicos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso darão início, nas próximas semanas, à produção local de 5 mil litros de álcool 70 glicerinado, destinados ao suporte nas ações de enfrentamento à Covid-19. O produto, com a mesma eficácia do álcool em gel na descontaminação de superfícies e higienização das mãos, poderá ser retirado em unidades de saúde das comunidades mais vulneráveis do município, em uma metodologia de "recarga" de recipiente, visando otimizar o uso de embalagens e diminuir o impacto ambiental da iniciativa.

O projeto conta com o aporte de R$ 14.954,00 em recursos que serão utilizados para a compra de insumos, e é coordenado pelo técnico de laboratório Rafael Ponciano Duarte. "Além das 'recargas', o álcool será distribuído em recipientes menores, facilitando o uso diário e recorrente. Queremos alcançar os profissionais de saúde, motoristas de aplicativos e famílias em situação de vulnerabilidade social, e esperamos sensibilizar a comunidade sobre o uso consciente do álcool em gel e, principalmente, sobre a importância dele e de outros produtos e medidas de higiene no combate à proliferação do vírus", comenta o Duarte.

A ação é fomentada pelo Edital Nº 47/2020 - RTR-PROEX/RTR/IFMT, de "CHAMADA INTERNA DE APOIO À PROJETOS DE EXTENSÃO PARA O ENFRENTAMENTO DA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL DECORRENTE DO CORONAVÍRUS (COVID-19)", que já soma 43 projetos desenvolvidos pelo IFMT em Mato Grosso em ações que vão desde a produção de protetores faciais até o desenvolvimento de respiradores mecânicos automatizados. "Nossos servidores mais uma vez se propuseram a atuar além dos muros do IFMT", comenta o coordenador de Extensão do IFMT Campus Sorriso, prof. Josemar Pedro Lorenzetti.

O diretor do Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz, lembra que "desde que o alerta da pandemia foi ligado em nosso estado, o IFMT tem mobilizado seus profissionais para desenvolver ações internas e externas de combate à COVID-19, e também de orientação em relação ao isolamento social e às boas práticas de prevenção. Em momentos como esse, a ciência tem um papel importantíssimo, e o empenho dos profissionais do IFMT é motivo de orgulho para nossa instituição".

IFMT Campus Sorriso/ Dieison Guisolfi