Professor de Filosofia do campus tem publicação em revista da PUC-Rio

Publicado por: Campus Avançado de Guarantã do Norte / 2 de Outubro de 2019 às 15:39

A revista O Que Nos Faz Pensar, da PUC do Rio de Janeiro, publicou no último número um trabalho do Professor Guilherme José Santini da Silva, docente de Filosofia do IFMT – Campus Avançado Guarantã do Norte. A revista O Que Nos Faz Pensar tem Qualis A2 segundo avaliação da CAPES e existe desde 1989, sempre com publicações de artigos, resenhas e traduções de textos filosóficos.

O trabalho do Professor Guilherme José consiste na resenha de um dos últimos livros do filósofo norte-americano Frederick Beiser, intitulado After Hegel: German Philosophy - 1840-1900, publicado originalmente pela editora da Universidade de Oxford. Em After Hegel, Beiser defende uma tese sobre a Filosofia Alemã do século XIX que diverge da narrativa mais comum sobre a Filosofia no período. A narrativa mais comum costuma ressaltar a importância, na segunda metade do século XIX, de filósofos não-acadêmicos, como Feuerbach, Marx e Nietzsche. Beiser, por sua vez, defende que a atuação de filósofos acadêmicos no debate filosófico alemão da segunda metade do século XIX, como Hermann Lotze, Wilhelm Dilthey e Eduard von Hartmann, foi mais decisiva; que as teses destes e de outros filósofos acadêmicos da época, embora não sejam tão conhecidas pelo grande público, tiveram maior impacto sobre a Filosofia Contemporânea do que comumente se supõe.

O Professor Guilherme José atua no IFMT como docente e como pesquisador. É membro de três grupos de pesquisa registrados no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), todos com foco na História da Filosofia Contemporânea, e pesquisador-bolsista da CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento Pessoal do Ensino Superior). No último mês de Agosto, foi convidado a integrar o Comitê Executivo da revista Aoristo, ligada ao Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Essa é sua sexta publicação acadêmica no ano de 2019.