início do conteúdo

Proex divulga Relatório da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2018

Publicado por: Reitoria / 30 de Setembro de 2019 às 10:34

A Pró-Reitoria de Extensão (Proen) divulga o relatório da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do IFMT, a publicação atende a Política de Acompanhamento de Egressos aprovada pela Resolução/Consup/IFMT nº 143/2017, onde prevê anualmente a aplicação de pesquisa de acompanhamento de ex-alunos. 

O acompanhamento de egressos constitui-se no conjunto de ações implementadas que visam acompanhar o itinerário profissional do egresso, na perspectiva de identificar cenários junto ao mundo produtivo e retroalimentar o processo de ensino, pesquisa e extensão.

No IFMT, a Política de Acompanhamento de Egressos está regulamentada pela Resolução Consup/IFMT nº 143/2017, onde define um conjunto de ações voltadas para o processo de conhecimento, avaliação, monitoramento e acompanhamento da instituição, tendo como foco o ex-aluno e a sua realidade profissional e acadêmica, a fim de subsidiar o planejamento, a definição e a retroalimentação das políticas educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

O pró-reitor de extensão do IFMT, Marcus Vinicius Taques Arruda, destacou que é um momento importante para a instituição, pois é o primeiro relatório de egressos. “Esse documento consolida informações dos nossos egressos dos 19 campi. Isso é um passo importante para a nossa política de acompanhamento de egressos e através desses resultados, a instituição vai poder planejar novas ações, tanto no perfil do profissional que pretendemos formar como na questão da evasão, da permanência desse aluno e no êxito dele”, disse Marcus Taques.   

Neste contexto, é considerado egresso o discente que tenha concluído todas as disciplinas curriculares, as atividades complementares e o estágio, previstos no projeto pedagógico do curso, e que tenha recebido certificado de conclusão e/ou outorga de grau ou aquele que tenha concluído um curso de formação inicial e continuada com a carga horária mínima de 160 horas.

Os resultados apresentados neste relatório foram obtidos com a coleta de informações mediante a aplicação de questionário eletrônico online. A aplicação do questionário ocorreu por meio da coleta de e-mails dos ex-alunos, junto ao sistema acadêmico da instituição, e encaminhados individualmente, sendo aplicado no período de Outubro/2018 a Janeiro/2019. 

O questionário coletou junto aos egressos, informações de cunho avaliativo em relação à política de assistência estudantil, programas de ensino, pesquisa e extensão, formação do Egresso IFMT. Além disso, foram coletadas informações a respeito da ocupação profissional, e nível de estudos atual dos egressos, bem como, coletamos de forma descritiva a opinião sobre aspectos de melhoria nos cursos, bem como relatos de experiências exitosas no mundo do trabalho.    

Contudo, os resultados da pesquisa, proporcionam ao IFMT apropriar-se do ponto de vista do egresso sobre a política educacional da instituição, oportunizando a instituição momentos de reflexão e estudos dentro espaços estratégicos da instituição, no intuito de desenvolver o aprimoramento de políticas institucionais, que proporcionem o maior êxito dos egressos do IFMT no mundo do trabalho."   

Os trabalhos de elaboração do questionário, aplicação e coleta de respostas ocorreu através de Comissão Permanente de Política de Acompanhamento de Egressos, instituída pela Portaria/IFMT n.º 2.809/2018 , contando com o apoio das Coordenações de Extensão dos campi na aplicação e divulgação do questionário. Ressaltamos ainda que as atividades ocorrem com a supervisão e acompanhamento da Pró-Reitoria de Extensão do IFMT.

Com o encerramento do período de coleta de respostas a Comissão Permanente de Política de Acompanhamento de Egressos, procedeu a análise dos dados e informações coletada e procedeu a elaboração do Relatório com base nas respostas coletadas. 

É importante ressaltar que o questionário a partir da Resolução CONSUP/IFMT n.º 143/2017, passa a ser unificado e aplicado anualmente para todos os campi do IFMT. 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Guarantã do Norte

Linha Páscoa, Km 04, Lote 471, Zona Rural - CEP: 78520-000

Telefones: Direção Geral (65) 98107-1243 - Gabinete (65) 98163-0072 - Registro Escolar (65) 98161-2063

Guarantã do Norte/MT