NUMDI desenvolve ações para promover educação com igualdade de oportunidades

Publicado por: Reitoria / 9 de Abril de 2018 às 15:17

Em reunião realizada na sexta-feira (6), no auditório da reitoria, os membros da coordenação geral do NEABI/NUMDI Maria Dimpina do IFMT e representantes das pró-reitorias conheceram o novo regimento do núcleo e consolidaram alguns pontos para a implementação de trabalhos futuros no Instituto e em parceria com outras instituições.

“No NUMDI, trataremos de questões que, embora possa não parecer, ainda precisam ser pacificadas, como de raça, cor, etnia e temas equivalentes sobre os quais precisamos refletir. O Núcleo terá essa responsabilidade”, argumentou o reitor e presidente da coordenação geral, Willian de Paula.

A pesquisadora Maristela Abadia Guimarães explicou que o papel do NUMDI nesse novo regimento foi ampliado buscando a participação de toda a comunidade acadêmica. Além do mapeamento dos servidores que desenvolvem atividades nas áreas de responsabilidade do Neabi, haverá momentos de apresentação do Núcleo em eventos do IFMT como o Fórum de Dirigentes de Ensino e as Jornadas nos campi, o que permitirá maior adesão ao núcleo.

Também haverá interação com outras instituições para efetivar projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além da comunidade externa.

“O IF é fruto de uma política pública e trabalha com fito na implantação de políticas públicas. Os institutos federais nasceram a partir de uma demanda para expansão de uma educação pública, voltada às populações oriundas de escolas públicas, incluindo a população negra, quilombola, indígena e de fronteira/migrantes. E essa educação precisa chegar também ao interior do estado. A importância do NEAB é a garantia e efetivação de políticas públicas para os estudantes e servidores desses segmentos. Nossa intenção é cumprir o dever de oportunizar a educação com igualdade para aqueles que são considerados pela sociedade como diferentes”, defendeu o reitor.

A busca por projetos de pesquisa e extensão, cursos na modalidade FIC, entre outros que atendem à demanda de política de ação afirmativa já estão acontecendo. E há mobilização dos campi para a implementação desses trabalhos.

A próxima reunião do Neabi será em maio para apresentar os membros externos e internos, sistematizar as ações e o Regimento e anunciar possíveis projetos de pesquisa e extensão que serão demandados tanto na Reitoria quanto nos campi.

Participaram da reunião, além do presidente, prof. Willian de Paula, prof. Túlio Fiqueiredo e profa. Maristela, membros da Coordenação Geral e representantes das pró-reitorias de Ensino, profa. Leila Cimone; Pesquisa, Rafael Lira e José Luiz Siqueira; e de Extensão, Rafael Santos.

Formulário – Os servidores interessados em compor o NUMDI podem responder o formulário, em anexo, até o dia 30 de abril e enviar para o email: numdi@ifmt.edu.br

Marcadores: ifmt_1 neabinumdi