Lançado Edital de seleção de estudante para Intercâmbio na Universidade de Salamanca

Publicado por: Reitoria / 30 de Setembro de 2019 às 16:17

O Instituto Federal de Mato Grosso, por meio da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais, lança nesta segunda-feira (30), o Edital 099/2019, destinado à seleção de um estudante do IFMT para realizar duas semanas de intercâmbio a fim de aperfeiçoar a Língua Espanhola na Universidade de Salamanca, na cidade de mesmo nome na Espanha.

O intercâmbio será realizado no final do mês de janeiro de 2020 e prevê em seu programa, além do curso em Língua Espanhola, alojamento em casa de família hospedeira.

Pode se candidatar, exclusivamente por e-mail, até o dia 14 de outubro de 2019, o estudante regularmente matriculado em um dos campi do IFMT, em cursos do ensino médio técnico, subsequente, tecnólogo, bacharelado, licenciatura, Proeja ou pós-graduação.

O resultado preliminar será conhecido no dia 4 de novembro de 2019 e o resultado final da seleção será divulgado no dia 8 de novembro de 2019 no sítio eletrônico da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT e no Sistema SUAP módulo Extensão.

A bolsa de intercâmbio a ser paga para o(a) aluno(a) selecionado(a) é destinada ao pagamento: das passagens aéreas nacionais e internacionais; do Programa de Intercâmbio; de alimentação e transporte durante o Intercâmbio; Seguro viagem; e demais gastos pessoais durante a estadia na Espanha.

O processo seletivo será realizado em duas etapas, pelos avaliadores, conforme à análise: da documentação obrigatória, da tabela de autoavaliação e da carta de intenções.

Na seleção, a DSRI procederá à análise e escolha de um(a) aluno(a) que atenda aos seguintes requisitos: estar regularmente matriculado(a) em um dos cursos do IFMT; ter coeficiente de rendimento estudantil igual ou superior a 7 (sete); maior média obtida na avaliação; ter cursado, no mínimo, o 1° semestre, e no máximo, estar no penúltimo semestre do curso do IFMT que está regularmente matriculado(a); não ter participado e não estar participando de nenhum programa de bolsas de estudos de mobilidade internacional; não ter sofrido ou esteja cumprindo alguma medida disciplinar aplicada nos termos da Resolução CONSUP n. 115/2016; ter conta-corrente em seu próprio nome.

Para a seleção caberá ao(a) candidato(a) encaminhar os documentos correspondente à inscrição para o endereço eletrônico da equipe de Embaixadores de Relações Internacionais de seu Campus ou servidor designado para tal atribuição, constando no assunto: Inscrição Edital ESPANHA 2019.

Documentação - Os documentos a serem encaminhados pelo(a) candidato(a) são: formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado (Anexo I); documento oficial de identidade; Comprovante de conta-corrente que demonstre o n° da conta e agência; histórico escolar ou boletim atualizado, demonstrando coeficiente de rendimento igual ou maior que 07 (sete); comprovante/declaração de matrícula; carta de intenção redigida em português, assinada, na qual o estudante demonstre seus propósitos em relação à participação no intercâmbio e os motivos que o(a) qualificam como potencial candidato(a) para a vaga (Anexo II); tabela de pontuação para autoavaliação (Anexo III); todos os certificados ou documentos comprobatórios referentes ao anexo III, compilados em um único documento no formato PDF; termo de compromisso preenchido e assinado, no qual o estudante se comprometerá, caso seja selecionado, a divulgar a sua experiência à comunidade acadêmica com a apresentação de relatório final, e apresentação em evento público como palestra, oficina ou seminário (Anexo IV);. formulário de consentimento e liberação de informações e imagens, devidamente assinado pelo(a) estudante e/ou de seus responsáveis legais quando menor de idade (Anexo V).

Todos os documentos deverão ser encaminhados digitalizados, em formato PDF, sendo também necessário encaminhar uma via do Anexo II (carta de intenções) em formato editável.

As dúvidas deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico relacoes.internacionais@ifmt.edu.br, constando no assunto do e-mail: “Dúvidas Edital ESPANHA 2019”, ou pelo telefone (65) 3616-4185.

Para mais informações acesse o Edital 99/2019 e seus anexos, abaixo.