início do conteúdo

Inscrições abertas para o 41º Prêmio José Reis de Divulgação Científica

Publicado por: Reitoria / 19 de Março de 2021 às 07:13

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para o 41º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, um dos principais reconhecimentos a profissionais e instituições que contribuem para a divulgação da ciência brasileira.

Este ano, a edição contempla a categoria “Instituição e Veículo de Comunicação”, volta a veículos de comunicação coletiva e instituições de ensino e/ou pesquisa, centros e museus de ciência e tecnologia, órgãos governamentais, culturais, organizações não governamentais e empresas públicas ou privadas. O objetivo é premiar o trabalho de tornar acessível ao público o conhecimento sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e seus avanços. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de junho de 2021.

Para participar, o candidato deve encaminhar, pelo correio, a ficha de inscrição preenchida, disponível no site do Prêmio (https://premios.cnpq.br/web/pjr), currículo atualizado em 2021 na Plataforma Lattes (https://lattes.cnpq.br), justificativa que evidencie significativa contribuição à divulgação e popularização científica, tecnológica, inovação e seus avanços; e trabalhos que comprovem sua atuação.

O vencedor ganha um troféu, diploma e passagens para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (MNCTI), em outubro de 2021.

Informações completas  no regulamento do prêmio.

 O Prêmio

O Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é individual e é atribuído em um sistema de rodízio a uma das três categorias: "Jornalista em Ciência e Tecnologia", "Instituição ou Veículo de Comunicação" e "Pesquisador e Escritor".

A sua criação, em 1978, representa uma homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador, José Reis, que conseguiu aliar uma importante carreira como pesquisador de renome internacional ao trabalho de explicar ciência de modo didático por meio da imprensa.

A diversidade dos vencedores - entre os quais veículos de comunicação, instituições de pesquisa, equipes de programas de televisão, além de pesquisadores e seus trabalhos individuais - comprova a importância do Prêmio José Reis para motivar a criação dos mais diferentes mecanismos de divulgação científica e tecnológica.

Para saber mais sobre o Prêmio acesse aqui.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Guarantã do Norte

Linha Páscoa, Km 04, Lote 471, Zona Rural - CEP: 78520-000

Telefones: Direção Geral (65) 98107-1243 - Gabinete (65) 98163-0072 - Registro Escolar (65) 98161-2063

Guarantã do Norte/MT