IFSULDEMINAS: Curso gratuito e online sobre desenvolvimento Ágil de Software (curso baseado em projetos e problemas)

Publicado por: Reitoria / 7 de Novembro de 2016 às 09:56

Encontra-se disponível, até o dia 18/12/2016, na plataforma de MOOCs do IFSULDEMINAS, a primeira oferta do curso aberto e online "Desenvolvimento Ágil de Software (curso baseado em projetos e problemas)".

Embora o curso seja aberto e qualquer pessoa possa fazê-lo, será importante conhecer pelo menos uma linguagem de programação, por exemplo Java, C, C++, Ruby, dentre outras, a fim de concluir as atividades propostas.

Os facilitadores do curso são: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, professora no IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, e Matheus Haddad, da empresa Webgoal, com unidades em Poços de Caldas e São Paulo capital. Também haverá participação de outros profissionais do mercado de trabalho e que fazem uso de métodos ágeis em seu dia-a-dia.

As primeiras duas semanas do curso (até 13/11/2016) são usadas para aquecimento e os participantes precisam realizar algumas atividades iniciais, as quais serão reforçadas ao longo do curso.

No curso, o estudante aprende desenvolvendo projetos e resolvendo problemas reais (curso inspirado nas metodologia ativas de aprendizagem baseada em projetos e problemas). Algumas atividades serão realizadas em par (situação cliente-desenvolvedor e situação par/time). Um cronograma semanal é sugerido, mas neste tipo de curso o estudante aprende no seu ritmo, considerando os seus objetivos de aprendizagem e necessidades.

Serão emitidos certificados digitais para aqueles que concluírem pelo menos 70% das atividades da plataforma, participarem das discussões no fórum social e alcançarem pelo menos 70% em uma avaliação formal virtual, a ser fornecida no final do curso. Carga horária no certificado: 40 horas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço https://mooc.ifsuldeminas.edu.br/course/desenvolvimento-agil-de-software/intro/

Os participantes e demais interessados também podem se inscrever na Comunidade Virtual de Aprendizagem do curso: