início do conteúdo

IFMT regulamenta cursos FIC

Publicado por: Reitoria / 15 de Abril de 2019 às 17:52

O Conselho Superior do IFMT aprovou, no dia 28 de março de 2019, a resolução 012 que trata da regulamentação dos cursos de formação inicial e continuada (FIC).

Na avaliação do pró-reitor de Ensino, Carlos Câmara regulamentar a oferta dos cursos de formação inicial e continuada, seja ela de interesse da administração, de interesse dos docentes e técnicos administrativos por livres iniciativas ou por meio de parcerias “é uma forma do campus se apresentar à sociedade”.

Os cursos de formação inicial e continuada são uma parceria entre as Pró-reitorias de Ensino e de Extensão. “No ensino a gente orienta a questão da formação, do desenvolvimento formativo e a extensão entra com o papel de levar à sociedade as informações do campus ou trazer a sociedade para participar de atividades no campus”, explicou Câmara.

Para ele, o incremento vem nas questões do esporte, da arte e cultura, do lazer, ações que a maioria dos professores oferecem, mas que não são necessariamente registradas e necessitam dessa plataforma de registro e respaldo institucional.

“A resolução vem trazer mais segurança para a instituição na oferta desses cursos. Poucos institutos hoje no Brasil tem essa regulamentação, menos de 10, com o IFMT. E na regulamentação de 2019 entra a organização para complementação de carga horária mínima do professor”.

Outro ponto positivo é a flexibilidade das ofertas. Já que os cursos são oferecidos de acordo com a disponibilidade do tempo da instituição e dos parceiros, podem começar a qualquer momento. “Há, ainda, a flexibilidade curricular, por conta de serem módulos e de não acontecer só dentro da instituição, mas fora, no ambiente do parceiro”.

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Guarantã do Norte

Linha Páscoa, Km 04, Lote 471, Zona Rural - CEP: 78520-000

Telefones: Direção Geral (65) 98107-1243 - Gabinete (65) 98163-0072 - Registro Escolar (65) 98161-2063

Guarantã do Norte/MT