Experimento com limão Tahiti no IFMT-Guarantã do Norte, em parceria com a Embrapa, aponta aumento de 20% na produtividade

Publicado por: Reitoria / 22 de Fevereiro de 2021 às 08:40

O IFMT – Campus Guarantã do Norte em parceria com a Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop/MT) e a Fruticultura  (Bahia), vem conduzindo um trabalho de pesquisa e extensão com o limão Tahiti desde 2016. Com a seleção dos enxertos adequados, resultados preliminares indicam média de 20% de aumento na produtividade. Como exemplo, um dos 13 porta-enxertos pesquisado obteve 60% a mais de produtividade em relação à média na região de Guarantã do Norte.

O técnico-administrativo e engenheiro agrônomo responsável pelo trabalho, Sandro Caravina, explica que o trabalho no campus tem o objetivo de avaliar o efeito de 13 diferentes porta-enxertos nas características agronômicas da variedade do clone ‘CNPMF-02’ de limeira ácida “Tahiti”, para atender à demanda de conhecimento e informação aos produtores participantes do programa Pró-Limão.

Segundo o técnico-administrativo e engenheiro agrônomo no prazo de três anos o plantio de 1 hectare de limão poderá produzir aproximadamente 11 toneladas de Tahiti com receita bruta estimada em R$ 16 mil.

“A partir do quinto ano tem-se a previsão de R$ 50 mil por hectare. O estado de Mato Grosso é importador de limão. A cultura tem potencial para melhorar significativamente a renda nos assentamentos estaduais e agricultura familiar, tendo em vista que na região norte de Mato Grosso estima-se a área plantada em 26 hectares”, conta Sandro Caravina.

O programa Pró-Limão é uma criação do governo estadual da Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF) e Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER), sendo desenvolvido preferencialmente nos assentamentos no norte de Mato Grosso. O IFMT- Guarantã do Norte conta com a parceria da EMPAER para auxiliar no desenvolvimento deste programa desde 2016.

Sandro explica que os dados são positivos, mas ainda preliminares, pois em uma pesquisa de cultura perene, como o limão Tahiti, o prazo é de 10 anos de estudo, no mínimo.

O agrônomo relata que o Campus Guarantã do Norte tem uma área de meio hectare com o plantio deste limão, onde estão sendo realizados os experimentos que contam com o apoio de estagiários do curso técnico integrado ao ensino médio em agropecuária do IFMT. “Sem esses estudantes não conseguiríamos dar andamento ao trabalho de extensão. Na última semana colhemos 200 kg de limão. A produção foi doada para a Assistência Social das Prefeituras de Peixoto de Azevedo e Matupá”, afirma Sandro Caravina.

Como consequência desta parceria, várias ações foram realizadas:

Visitas com assistência técnica ao pomar de limão Tahiti de 2 ha do assentamento da linha 45 em Novo Mundo;
Oficina local no Campus Guarantã do Norte de capacitação para poda, condução e Manejo Integrado de Pragas (MIP) em citros. Essa oficina, o técnico-administrativo explica que deve ser agendada e o produtor rural deve estar utilizando máscara.

• Abertura da pesquisa do IFMT GTA para visitas agendadas, visando fomentar a expansão do plantio na região;
  • Evento virtual para o “1º Dia de Campo Virtual da Cultura do Limão Tahiti no IFMT-GTA.
  • Oficina virtual de produção de polpa congelada de limão para mulheres assentadas e agricultura familiar fomentando o empreendorismo rural que será disponibilizada no site da instituição em breve.

Sandro Caravina ainda relata que, devido à pandemia, foi necessário alterar o 1º Dia de Campo e a Oficina de produção de polpa congelada de limão para o formato online.

Para saber mais, acesse Projeto de Extensão “Caminhos Unidos: Produção do Limão Tahiti em Assentamento Rural com a Pesquisa Norte de Mato Grosso no link: https://www.facebook.com/ 1576962159262660/posts/ 2648570355435163/?sfnsn= wiwspmo.

Juliana Michaela/Ascom-Reitoria