Estudante de escola pública tem isenção na taxa de inscrição do Enem 2020

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 9 de Abril de 2020 às 10:12

O sistema do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está aberto para os pedidos de isenção de pagamento da taxa de inscrição para participar da edição 2020 das provas. O prazo para a solicitação da isenção é até o dia 17 de abril. Tem direito à isenção da taxa de inscrição quem:

a) Cursa a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica;
tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e
b) Declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
c) Quem teve a taxa de inscrição isenta no Enem 2019 e faltou aos dois dias de provas, precisa justificar a ausência para requerer a nova gratuidade neste ano. O prazo para os dois procedimentos é o mesmo. Todos os interessados no Enem 2020 precisam fazer a inscrição para a prova. O período de inscrições será entre os dias 11 e 22 de maio.

Justificativa de ausência – Os candidatos que tiveram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019, e não compareceram aos dois dias de prova deverão justificar a ausência para pedir uma nova isenção em 2020. O processo deve ser realizado pela internet, exclusivamente, na Página do Participante.

Cadastro – Para justificar a ausência em 2019 ou solicitar a isenção em 2020, os participantes deverão ter o login único do governo federal, pelo portal gov.br. O acesso poderá ser realizado pela Página do Participante do Enem. A senha deverá ser memorizada ou anotada em local seguro, pois será necessária para acompanhar todas as etapas do exame, desde a solicitação de isenção da taxa de inscrição até a consulta dos resultados, em 2021. Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados em 24 de abril.

Saiba mais sobre o Enem 2020.

Com informações do Ministério da Educação