DSTI reconfigura Datacenter para melhorar os Sistemas do IFMT

Publicado por: Reitoria / 26 de Junho de 2020 às 17:32

A DSTI finalizou a implantação de uma nova tecnologia de processamento de dados no Datacenter do IFMT. ChamadaoVxRail, da empresa Dell, o produto foi adquirido pela reitoria no final de 2019 em licitação conjunta com o IFRO com objetivo de substituir equipamentos antigos que estavam atendendo ao IFMT desde 2013.

A nova tecnologia irá mudar a arquitetura de datacenter do IFMT. Ao invés de dois datacenters terá apenas um localizado na reitoria, com os novos equipamentos. A nova solução VxRail ocupa apenas um terço de um armário, contrastando com os quatro armários da solução antiga.

"Isso reduz o espaço ocupado do datacenter, reduz consumo de energia elétrica e simplifica o gerenciamento por parte da equipe técnica. A solução não possui capacidade para atender todas as demandas do IFMT, pois os recursos só permitiram adquirir capacidade para os serviços mais prioritários, como Site Institucional, Suap e Sistema Acadêmico", explica o diretor da DSTI, Rafael Sacarseli.

O projeto foi realizado pela equipe técnica de analistas de TI da DSTI especializados na área de infraestrutura e datacenter com o apoio da Dell fabricante dos equipamentos e a empresa OST, vencedora da licitação. A migração levou dez dias e foi finalizada com um repasse de conhecimento das empresas para a equipe do IFMT. Esse conhecimento foi compartilhado com a equipe técnica do IFRO, que passará pelo mesmo processo em breve.

Acordo de Cooperação Técnica -  A equipe de Sistemas da DSTI realizou, nos dias 15 e 16, um seminário em conjunto com servidores de TI dos campi do IFMT e também do IFAC, para compartilhar o conhecimento de como funciona o processo de instalação e configuração do SUAP. A experiência compartilhada com o IFAC faz parte do acordo de cooperação técnica realizado entre as duas instituições, no qual o IFMT participa compartilhando conhecimento técnico e o IFAC irá disponibilizar um analista para ficar um período no IFMT aprendendo e dando apoio técnico local no datacenter.

"Além disso, o SUAP está sendo remodelado com alterações na arquitetura de funcionamento. No início deste mês, o IFMT participou de um bate papo com a equipe técnica de sistemas e infraestrutura do IF Goiano buscando a experiência deles nessa reconfiguração de arquitetura do SUAP. Então, desde 17 de junho, começamos a reconfigurar o SUAP com a nova arquitetura", informa Rafael.

A nova arquitetura do SUAP vai mudar de dois para 4 servidores, dividindo mais a carga de processamento entre eles. O objetivo é aumentar o desempenho da aplicação para a comunidade do IFMT. Devido ao processo eletrônico, a aplicação tem se tornado mais lenta, sendo necessária essa reconfiguração. Durante essa mudança mais servidores do IFMT estão sendo capacitados no processo de instalação do SUAP.

Marcadores: ifmt_1