início do conteúdo

Começa hoje (23/03), o VII Workif online e gratuito, inscrições ainda podem ser feitas

Publicado por: Reitoria / 23 de Março de 2021 às 10:12

A sétima edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Workif) começa hoje (23/03), às 14h30 (horário de Cuiabá-MT), com a palestra de abertura do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, que abordará “O Papel da Ciência e da Tecnologia: Presente e Futuro”. A palestra ocorrerá às 14h30 (horário de Cuiabá-MT), pelo canal do Youtube – IFMT.Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=_bwZ2enZnWg  As inscrições ainda podem ser feitas hoje no site - https://eventos.ifmt.edu.br/

O Workif tem o objetivo de divulgar os trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, aproximando o IFMT da sociedade, o evento terá transmissão para os canais do YouTube (IFMT.Oficial e CREaD) de toda a programação, nos três turnos, dos dias 23 a 25 de março.

Na palestra de abertura, o presidente do CNPq  falará da importância da ciência. “A Ciência cada vez mais se torna importante para o aumento da qualidade da vida em nosso Planeta. O advento da pandemia da COVID-19 nos ameaça de tal maneira que somente os avanços do conhecimento científico podem nos salvar de uma catástrofe maior. Ciência é conhecimento, e tecnologia é o fruto de sua aplicação, em benefício da solução dos muitos problemas e desafios enfrentados pela humanidade.  Cada vez mais a economia se vale dos avanços científicos e tecnológicos para criar inovações e com isto gerar novos empregos e renda para as pessoas”.

Ele ressaltou ainda que estamos avançando na Era Digital, com novas ferramentas de trabalho e de entretenimento, numa transição transformadora para o novo, para o futuro. “Cada vez mais o futuro se torna mais incerto! Porém, acreditamos firmemente na nossa capacidade de moldar este crescimento tecnológico em desenvolvimento a serviço do bem-estar de todos, a serviço do enfrentamento da desigualdade social e econômica entre nós”, salienta Evaldo.

Evaldo Vilela aponta que “para isto devemos valorizar todas as ciências, das exatas e biológicas às sociais aplicadas e humanidades. Todo conhecimento, básico ou aplicado, aliado à educação e ao ensino do empreendedorismo, é fundamental para a construção de um futuro melhor”, finaliza.

A segunda palestra, ocorrerá às 19h30, no mesmo canal do Youtube – IFMT.Oficial com o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, que irá tratar sobre “Políticas Públicas e ações governamentais nas áreas de empreendedorismo e inovação”.

A terceira palestra do dia, ocorrerá às 20h30, no mesmo canal do Youtube – IFMT.Oficial com a coordenadora executiva da Agência de Inovação da PUC-Rio e professora, Shirley Coutinho que falará sobre “O uso estratégico da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia para inovação”.

“Na era do conhecimento e da transformação digital é indispensável refletir e avaliar o impacto do uso estratégico da propriedade intelectual para valorizar e tornar viável a transferência dos resultados da pesquisa e desenvolvimento e sua transformação em inovações que contribuem para a melhoria da qualidade da vida”, diz a professora.

Shirley Coutinho acrescentou ainda que as crises na saúde e economia resultantes da pandemia COVID-19 anteciparam em, no mínimo 05 anos, as necessárias transformações nos sistemas produtivos, impondo o desenvolvimento sustentável baseado na ciência, na cooperação e colaboração transdisciplinar para minimizar as desigualdades sociais e a destruição do meio ambiente, visando à própria sobrevivência da humanidade.

Durante o VII Workif haverá um outro ambiente de transmissão que é o canal do Youtube do CREaD - https://www.youtube.com/channel/UCgtSuPuQuQ48r5OT3W5sR9A. Neste ambiente, no primeiro dia do evento (23/03), às 19h30, haverá a mesa redonda “Os Institutos Federais e os desafios futuros da educação a distância em tempos de pandemia” que terá a participação da doutora Julia Marques Carvalho da Silva (IFRS), do especialista Rodrigo Silva Souza (IFAC), do especialista Paulo José Evaristo da Silva (IFSP) e com a mediação do Chefe do Departamento de Educação a  Distância e mestre, Constantino Dias da Cruz Neto (IFMT).

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Avançado de Guarantã do Norte

Linha Páscoa, Km 04, Lote 471, Zona Rural - CEP: 78520-000

Telefones: Direção Geral (65) 98107-1243 - Gabinete (65) 98163-0072 - Registro Escolar (65) 98161-2063

Guarantã do Norte/MT