CNPq lança Chamada 11/2016 para Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT

Publicado por: Reitoria / 8 de Julho de 2016 às 11:19

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq torna pública a Chamada nº 11/2016 que tem por finalidade valorizar pesquisadores, cujos perfis e projetos de pesquisa sejam voltados para o desenvolvimento tecnológico e a indução de inovações, incentivando a disseminação da cultura da inovação e do empreendedorismo de base tecnológica.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado de R$9.500.000,00 (nove milhões e quinhentos mil reais) oriundos do orçamento do CNPq, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq.

Serão concedidas bolsas na modalidade Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT, incluindo mensalidades e demais benefícios previstos na norma da modalidade. A implementação das bolsas deverá ser realizada dentro dos prazos e critérios estipulados para a modalidade, que estão indicados no endereço https://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao13/ .

As mensalidades das bolsas não poderão ser utilizadas para pagamento de prestação de serviços, uma vez que tal utilização estaria em desacordo com a finalidade das bolsas do CNPq.

As propostas a serem apoiadas pela presente Chamada deverão ter seu prazo máximo de execução estabelecido em 60 (sessenta) meses, sendo que: A duração da bolsa DT categoria/nível 1A é de 60 (sessenta) meses; 1B, 1C e 1D é de 48 (quarenta e oito) meses; e categoria 2 é de 36 (trinta e seis meses).

No caso de parto ou adoção ocorrido durante o período da bolsa ou até 4 (quatro) meses antes do início da bolsa, formalmente comunicado pela pesquisadora ao CNPq, a vigência da bolsa será prorrogada por 12 (doze) meses.

O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve atender, obrigatoriamente, aos itens abaixo:

a) possuir o título de doutor;

b) ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta;

c) ser brasileiro ou estrangeiro em situação regular no País;

d) ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

Vínculo formal é entendido como toda e qualquer forma de vinculação existente entre o proponente, pessoa física, e a instituição de execução do projeto. Na inexistência de vínculo empregatício ou funcional, o vínculo estará caracterizado por meio de documento oficial que comprove haver concordância entre o proponente e a instituição de execução do projeto para o desenvolvimento da atividade de pesquisa e/ou ensino, documento esse expedido por autoridade competente da instituição. Esse documento deve ficar em poder do proponente, não sendo necessária a remessa ao CNPq.

e) para estar apto a receber Bolsa de Produtividade na Categoria 2, ter concluído o doutorado até o mês de dezembro do ano de 2013, inclusive.

f) para estar apto a receber Bolsa de Produtividade na Categoria 1, ter concluído o doutorado até o mês de dezembro do ano de 2008, inclusive.

Para mais informações acesse:

Chamada CNPq 11/2016 – Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - DT