CAMPUS DO IFMT RECEBE PALESTRA E INICIA DIÁLOGO DE POSSÍVEIS PARCERIAS COM NÚCLEO DE ESTUDOS DA UFMT

Publicado por: Campus Avançado de Guarantã do Norte / 30 de Agosto de 2019 às 08:07

Campus Avançado do IFMT Guarantã do Norte recebeu nessa última segunda-feira, dia 26/08, a Doutora Haya Del Bel do Núcleo de Estudos em Saúde, Ambiente e Trabalho (NEAST) da Universidade Federal do Mato Grosso. Ela veio a convite da Coordenação do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para proferir a palestra "Modelo de Desenvolvimento e Saúde no Mato Grosso". Em diálogo com a coordenação, professores e técnicos, foi apresentada a proposta de uma parceria que envolva os servidores com o NEAST.

Segundo Fernando Viana Costa, coordenador do curso, a parceria institucional é muito bem-vinda e possibilita um avanço da pesquisa na área da saúde, atuação prevista no PPC do curso e que tem muito para contribuir com a região.
A palestra da Dra. Del Bel tratou dos impactos do modelo de desenvolvimento químico dependente para a saúde. Foram apresentados vários dados sobre a quantidade de agrotóxicos utilizados no Mato Grosso, questões referentes ao baixo controle desse uso e seus desdobramentos desse uso, seja para a vida do trabalhador inserido diretamente no processo, ou na contaminação que o uso provoca no meio ambiente e nos alimentos. A Dra Del Bel apresentou propostas concretas para atenuar esse impacto.