Aula inaugural teve como destaque análise crítica sobre a formação sócio histórica da sociedade brasileira

Publicado por: Reitoria / 2 de Agosto de 2019 às 17:40

No dia 01 de agosto, no auditório da Reitoria, foi realizada a Aula Inaugural do Curso em Educação para os Direitos Humanos, com Ênfase nas Relações Étnico-raciais e de Gênero, organizada pela Pró-reitoria de Ensino (PROEN) em parceria com o Campus Rondonópolis.

Essa é uma experiência que compõe as atividades da Escola de Formação e Desenvolvimento (ESFORD) e tem por objetivo oferecer formação continuada aos trabalhadores e estudantes da educação.

Neste ano iniciaram as atividades do Programa de Formação Continuada em Direitos Humanos. O primeiro curso, na modalidade à distância, tem ênfase nas relações étnico-raciais e de gênero, com carga horária de 160h e atende a 100 servidores e 20 estudantes dos 19 Campi e Reitoria do IFMT.

A Aula Magna foi proferida pela Profa. Dra. Ana Paula Procópio da Silva (UERJ) com o tema: Educação Antirracista: Um compromisso ético-político. A professora abordou o tema a partir de uma análise crítica sobre a formação sócio histórica da sociedade brasileira ao considerar o racismo um elemento constituinte e constitutivo de uma estrutura social erigida com base no trabalho escravo dos povos negros e indígenas.

A docente apontou ainda alguns desafios colocados aos trabalhadores das políticas educacionais para a construção de práticas que contribuam para uma educação antirracista: discutir os currículos no sentido de desmistificar os conteúdos que trabalham apenas a versão oficial da história que se fundamenta numa visão eurocêntrica; o debate as relações étnico-raciais e de gênero deve perpassar pelo conjunto dos componentes curriculares em todas as modalidades e níveis de ensino; promover debates com a comunidade escolar sobre os documentos e legislação que respaldam as políticas educacionais; articulação entre os centros de pesquisa, movimentos sociais e comunidade para dialogar sobre os projetos pedagógicos; incluir no planejamento dos componentes curriculares as referências bibliográficas que decifrem a realidade; incluir nas formações institucionais o conjunto dos trabalhadores da educação e, dialogar com os estudantes a partir das experiências das lutas encampadas por mulheres negras do Brasil e do mundo.

O Prof. Wander Miguel de Barros que estava representando o reitor Willian Silva de Paula na Cerimônia de Abertura, ressaltou que “o curso é importante para o IFMT e sociedade mato-grossense como um todo”.

A Aula Inaugural contou com a presença dos gestores responsáveis pelo programa, de servidores da Reitoria, Campus Cuiabá, Bela Vista e São Vicente. Na transmissão pela web, houve participação de servidores e estudantes dos Campi: Barra do Garças, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Juína, Diamantino, Primavera do Leste, Tangará, Campo Novo, Cáceres, Guarantã do Norte, Confresa, Alta Floresta, São Vicente/Núcleo Avançado de Jaciara e Sede.