Após análise das contribuições recebidas comissão conclui texto do Regimento Geral do IFMT

Publicado por: Reitoria / 9 de Novembro de 2017 às 15:17

Uma reunião no auditório da Reitoria, na quinta-feira (09), possibilitou o fechamento do texto do Regimento Geral do IFMT, após análise de apontamentos e contribuições da comunidade acadêmica ao longo do processo. A reunião foi coordenada pela diretora-executiva e presidente da comissão de revisão do Regimento Geral, professora Gláucia Mara de Barros, que avaliou a importância do documento, “construído em conjunto a partir de todas as vivências institucionais e que vai representar o Instituto daqui em diante”.

O texto será distribuído pelo relator, que fará um registro objetivo acerca das manifestações da comunidade interna e, posteriormente, o reitor Willian Silva de Paula, homologará o documento. “Acredito que no início do próximo ano estaremos com nosso regimento geral homologado, fruto da participação de todos os segmentos do IFMT”, planeja Gláucia.

Construído com a representação de todos os setores da Reitoria, o Regimento estabelece as normas que orientarão as políticas, as competências e as atividades do Instituto e servirá, também, como referência na confecção dos regimentos internos de cada Campus.

“O regimento geral dá o norte à instituição indicando os caminhos, as ações, as atribuições e os limites das funções de cada um. Ele é, para nós, o que a Constituição federal é para o Brasil”, enfatizou a presidente.

Para a professora Gláucia, as experiências anteriores, os erros e acertos foram importantes para a reformulação do regimento em sintonia com a nova realidade de crescimento da instituição.

“Entendemos que deveríamos não apenas submeter o texto à aprovação da comunidade mas reformulá-lo em alguns aspectos. Por exemplo, o Consepe, hoje Consepec, previsto no regimento geral, que já existia, mas não havia sido institucionalizado. Havia coordenações e conselhos que não foram ainda instituídos. Então, readequamos à nossa realidade atual, com campus avançado, centros de referência e as particularidades deste período”.